Entro no clima de Natal com a deslumbrante árvore do Clube Marimbás, cheia de calor, brilho e sedução. Eu conheço esse clube do avesso, dona do título com matrícula de número 246, ou seja, subo aquela ladeira da varanda desde grávida do primeiro filho! E acompanhei os meus amados Comodoros das últimas décadas – os marmanjos mais bonitos, charmosos e inteligentes do Rio de Janeiro, que fizeram obras maravilhosas, ampliaram os espaços do Clube e garantiram a fama da excelente gastronomia.
Essa semana, fui jantar lá com meus amigos Bebel e Afonso de Campos Barros, a convite de Valéria e Dagmar Saboya e encontro a minha amada varanda com clima novaiorquino! Além da árvore de Natal surpreendente, a decoração está chiquérrima, sem excessos, um ambiente que combina com as bermudas e camisetas dos homens náuticos que agora ficam parecendo navegadores vikings!
Fica claro que há uma fada responsável pelo cenário e capricho: Lydia Valensi, a Comodoro do Marimbás, a única manda chuva feminina de clube náutico da América Latina. Já no segundo mandato, a linda e bacanérrima Lydia conseguiu dar mais beleza ao aroma masculino do Clube. Tenho sorte de abrir a minha página com Lydia e o Marimbás.


Fui visitar algumas igrejas no Centro do Rio com o grupo de amigas que estão na foto: Maria Izabel de Mello Franco Renaud, Vera Tostes, Isis Penido, Sylvia de Castro, Constança Jonqua, Suely Bedran, Sonia Pessoa de Mello, Tereza Aczel, Fátima Lopes e Cristina Alvarenga. Começamos pela Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores onde fomos recebidas com a excelente palestra de Cláudio Castro, membro da Irmandade. E aproveito para publicar aqui essa foto que tirei do altar do Mosteiro de Santo Antônio, o lugar mais procurado por quem sonha encontrar o par ideal. Aqui está o ouro do Brasil eternizado em arte e energia espiritual. Vocês nem imaginam o tanto que eu rezei por todos aqueles que acreditam no amor.

O aniversário do joalheiro Luís Xavier foi comemorado com uma festa de arromba na casa da lindíssima Ariadne Coelho, na Barra. Como sempre, ele recebeu os amigos ao lado de sua irmã, a designer Tereza Xavier que eu considero uma das artistas mais importantes da alta joalheria brasileira.
Procurem na internet a sua Coleção Templários de Agharta, uma deslumbrante tradução do saber oculto dos Cavaleiros. Eu fico impressionada de ver como uma artista brasileira consegue brilhar acima do cálice do Graal, dos corações alados e das cruzes de várias Ordens.
Tereza usa ouro, prata, diamantes e pedras preciosas que trazem a mensagem dos Cavaleiros da Luz em anéis, brincos, pulseiras e escapulários. A Galeria de Arte de Tereza Xavier fica no Hotel Copacabana Palace. Ela é especialíssima.

Quanto vale apostar no futuro de alguém que nasce em terra sem lei? No Brasil, o risco social é enorme para muitas crianças em situação de rua ou vivendo expostas a tiroteios e violência urbana. Yvone Bezerra de Mello é a nossa fada, que enfrenta os traumas e bloqueios de crianças e adolescentes e os acolhe no seu Projeto Uerê. Ela me conta sobre o sucesso de sua recente temporada em Paris, para onde levou seus alunos da Camerata Uerê. Eles fizeram várias apresentações, inclusive no Palácio de Versailles, no Jardin de Luxenbourg e na Salle Napoleòn. Os custos da viagem foram levantados em organismos internacionais.

Eu não conheço ninguém que goste mais de tomar uísque do que o fotógrafo Ronaldo Câmara. Ele diz que o pai o iniciou nas rodas de bar quando tinha 13 anos e daí seguiu na boemia. Ele garante que o uísque facilitou a sua amizade com os famosos da sua geração (Tom Jobim, Maysa, Elis, entre outros) e fez um catálogo ímpar, que está hoje incorporado ao acervo do Museu da Imagem e do Som. Ronaldo bebia uísque no Fiorentino, Álvaros, Luna, Degrau, Diagonal ou Girau. Hoje, ele só frequenta o Esch Café, na Rua Dias Ferreira, e afirma que acabou a boemia e que está tudo muito chato. Por isso tirei essa foto do Ronaldo no bar que montou na sala do seu apartamento no Leblon.

Muita gente aqui no Rio está querendo copiar Gabriela Galvão, que começou a abrir a sua linda casa em Santa Tereza para refeições que são agendadas pela internet. O cenário de Santa Tereza é deslumbrante e a sensação de bem estar do ambiente doméstico é uma experiência muito relaxante. Simplesmente, Casa da Gabriela: ela é a chef e não há um menu. As pessoas agendam sabendo o que vão comer: feijoada, nhoque, risoto, etc. Já estou sabendo que essa moda vai pegar em Maricá, Niterói e Campos e serei a primeira da fila!

Ainda rodopiando na internet as fotos da super lancha de Gabriela Icazza no belíssimo cenário de Angra dos Reis. No último fim de semana do mês de novembro ela convidou as amigas do peito, Sonia Simonsen e Marcia Veríssimo para dias de prazer e curtição.
Eu aposto:
- Foi lindo o desfile dos torcedores do Flamengo para comemorar o Título da Taça dos Libertadores, na Avenida Presidente Antônio Carlos. De repente, aquela correria, violência, balas de borracha, spray de pimenta, a polícia e um banho de água fria nos torcedores que são os responsáveis pela glória da nação rubro-negra. Sou Fluminense roxa, mas não gosto que falem mal da torcida do Flamengo. Viva a torcida do Flamengo!
- Eu estou aqui cumprindo a minha obrigação que é informar. Mas, não tenho capacidade para desvendar o universo da fonoaudióloga Beatriz Medeiros. Além de tratar de pacientes com disfagia, doença de Parkinson, AVC, distúrbios musculares, pneumonia, tônus muscular e coordenação motora, ela também corrige a postura e voz de atores e cantores. Os contatos dela estão na internet: fonobeatrizmedeiros.com.br.
- Eu adoro maratonar séries e filmes, mas não entendo nada do universo das webséries. Por isso dou força a todos que gostam do assunto para se jogarem no Rio WebFest, considerado o maior festival do gênero no planeta – sim, no planeta mesmo. Na Cidade das Artes, a programação é gratuita com palestras, painéis, oficinas e aquele networking que pode terminar com uma parceria internacional.
- O Rio é uma cidade que desafia qualquer crise econômica e continua com o mesmo vigor que a fez famosa no mundo. Não é comum de se noticiar um inventário que vá a leilão para um pregão que ultrapassa 25 milhões, na mansão mais cara do país. E isso está acontecendo no Jardim Pernambuco, no Leblon, em sessões organizadas pelo leiloeiro Ernani. São 10 mil itens que vão de grandes nomes das artes plásticas a pratarias e porcelanas da família Amaral, antiga dona dos supermercados Disco.
- Um curso que eu tinha vontade de fazer: Operador de Drone. Eu tenho uma fantasia maluca de ficar olhando o mundo nas asas de um passarinho, tipo drone mesmo. Mas o curso disponível no Instagram da JUVRio só aceita alunos de 15 a 29 anos. Quando eu encontrar alguém de cabelo branco que saiba me dar esse curso, eu caso com ele e aviso a vocês.
- Aqui no Rio tem um projeto chamado Naves do Conhecimento onde eles oferecem curso de Inteligência Artificial e Robótica. Robótica? É. Ro-bó-ti-ca. Já dei a notícia.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Quer contribuir para o giro e sugerir dicas de bares e restaurantes, pautas e outras delícias para a coluna? Envie um email para gilssecampos@gmail.com.
