Economia
Agricultura

Maior produtora de frutas cítricas do Rio, Araruama doará mudas para agricultores

De acordo com a Prefeitura, plantio deve render produção de 270 toneladas de frutas cítricas em três anos. Município é o maior produtor do Estado.

Compartilhe:
18 de junho de 2022
Maior produtora de frutas cítricas do Rio, Araruama doará mudas para agricultores
Agricultores familiares de Araruama receberão mudas de frutas cítricas. Crédito: Pexels

Pequenos agricultores de Araruama, na Região dos Lagos, receberão uma ajuda na plantação de citros. Na próxima terça-feira (21/6), a Prefeitura realizará uma ação, por meio da Secretaria de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca, de doação de mais 9 mil mudas de plantas que produzem frutas cítricas. Os produtores receberão quatro variedades de laranja, limão e tangerina.

A ação é voltada para 45 mil pequenos produtores que atuam na agricultura familiar. A expectativa é de que em três anos as mudas produzam 270 toneladas de frutas cítricas. A cerimônia vai acontecer no Galpão Agroindustrial, que fica no Distrito de São Vicente, a partir das 11h. Durante o evento, os pequenos produtores vão receber também um cartão para que a Secretaria de Agricultura possa acompanhar o desenvolvimento dos plantios.

A ação faz parte do Projeto Revita Citros, que tem o objetivo de estimular o cultivo de frutas cítricas no município. Desde que o projeto começou, já foram doadas 44 mil mudas para agricultores da Região. Para isso as propriedades precisam cumprir alguns critérios, como por exemplo, apresentar o solo adequado para o plantio dos citros.

Número 1 em frutas cítricas

O município de Araruama é o maior produtor de frutas cítricas do Estado do Rio. De acordo com o município, programas de fomento ao agricultor familiar ajudam a manter a posição de liderança entre outros municípios. Apenas em 2021, foram distribuídas 35 mil mudas e produzidas 23 mil toneladas de laranja, 6 mil de limão e mais de 3 mil de tangerina.

Segundo o município, além das mudas, os produtores também contam com o acompanhamento e análise de solo feito pela Secretaria de Agricultura e acesso à máquina de separação e limpeza de citros, instalada no Galpão Agroindustrial, e que eleva a qualidade e o valor das frutas no mercado.