Variedades

Agricultura fluminense recebe investimento de R$23,5 milhões

Neste 28 de julho, Dia do Agricultor, o Governo do Estado do Rio de Janeiro destaca os avanços e investimentos realizados no setor agropecuário fluminense. Desde 2020, a Secretaria de Estado de Agricultura, por meio do programa Agrofundo, já destinou R$23,5 milhões em financiamentos com juros baixos a 665 produtores rurais. O programa é operacionalizado pela Emater-Rio e tem como foco a modernização e o fortalecimento da agricultura no Estado, predominantemente familiar, que emprega mais de 160 mil trabalhadores e abastece o mercado com frutas, hortaliças, grãos e flores.

O governador Cláudio Castro ressaltou o papel estratégico dos agricultores para o Estado. “Minha homenagem e gratidão a todos os agricultores e agricultoras que com dedicação, conhecimento e esforço diário, garantem o abastecimento alimentar e contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, declarou.

O Agrofundo conta com diversas linhas de crédito voltadas a diferentes segmentos da produção rural, como a Multiplicar (estrutura de produção), Prosperar (custeio e investimento), Florescer (flores), Cultivar (orgânicos), Frutificar (frutas), Rio Leite (laticínios), Energia Limpa (energia solar), Rio Ovinos (ovinocultura), Rio Mel (mel) e Rio Genética (melhoria genética). Os interessados podem obter mais informações através do e-mail agrofundo.rio@gmail.com.

O secretário de Agricultura, Dr. Flávio Ferreira, enfatizou a importância do setor para o Estado. “Embora o Rio de Janeiro não esteja entre os maiores produtores agrícolas do país, possui um setor agrícola diversificado, com protagonismo da agricultura familiar e da produção orgânica, pilares fundamentais para um desenvolvimento rural sustentável.”

A presença feminina na agricultura

A presença feminina também vem crescendo no campo. Dados da Emater-Rio mostram que o número de mulheres atuando na agricultura subiu de 33 mil, em 2021, para 38 mil em 2024 — um crescimento de 15,15%. Somente no último ano, 9.600 produtoras foram atendidas pela Emater-Rio. A agricultora Jovelina Fonseca, de Nova Friburgo, é um exemplo desse protagonismo: ela investiu em infraestrutura para sua produção orgânica por meio do programa Cultivar Orgânico. “Sem esse aporte, seria muito difícil gerar empregos e produzir alimentos saudáveis”, afirmou.

Outro destaque é o projeto Agricultura Social, lançado em junho deste ano. A iniciativa alia políticas públicas, assistência social e desenvolvimento sustentável para transformar comunidades rurais em situação de vulnerabilidade. A primeira edição ocorreu no Quilombo Deserto Feliz, em São Francisco de Itabapoana, e o projeto deve percorrer 14 municípios em 2025.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Burger Fest chega ao Rio

Durante todo o mês novembro, seis capitais do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro,…

9 horas atrás

Ações sanitárias são reforçadas nos cemitérios do Rio para o Dia de Finados

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro reforçou as ações de controle sanitário…

10 horas atrás

Quilombos de Magé entram em rota de visitação

Os três quilombos existentes em Magé, na Baixada Fluminense, passam a integrar oficialmente uma rota…

13 horas atrás

Campeonato Carioca de Masters não terá os quatro grandes clubes do Rio

Por Marcos Vinicius Cabral Com a chancela da Federação de Futebol do Estado do Rio…

1 dia atrás

Presidente da Alerj ainda não definiu seu futuro político

O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), anda relutante em se lançar candidato a…

2 dias atrás

Plano de Contingência para Chuvas Intensas é apresentado em Petrópolis

A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, apresentou o Plano de Contingência para Chuvas Intensas…

2 dias atrás