Fazenda Legal: tecnologia e empreendedorismo fazem o sucesso da 1ª edição do evento

A Secretaria de Estado de Agricultura celebra o sucesso da primeira edição do Fazenda Legal, realizado em Itaperuna, no Norte Fluminense. O evento ofereceu serviços gratuitos para atender as necessidades dos produtores da região. Centenas de pessoas buscaram conhecimento e tecnologia nos dois dias de evento, sexta e sábado passado.

O objetivo do programa é transformar pequenos e médios produtores em empreendedores. O ponto forte da ideia é o fato do projeto ser itinerante, o que fará com que mais nove municípios sejam contemplados. O giro é fundamental no impulsionamento e melhoria do setor de agricultura fluminense, com novas oportunidades de negócios para o produtor do Rio de Janeiro. A segunda edição do Programa Fazenda Legal, será nos dias 20 e 21 de maio no município de Quissamã.

“O Programa Fazenda Legal é um evento de grande importância para a Zona Rural do estado. Começamos por Itaperuna por ser uma cidade polo no interior do Rio. Essa é uma feira itinerante, vamos estar levando conhecimento e inovação tecnológica para outros municípios do estado”, destacou Alex Grillo, secretário de Agricultura.

Fazenda Legal e do Futuro

Durante o evento, os produtores locais e de municípios vizinhos puderam ter acesso a chamada agricultura do futuro. Com isso, é possível a inserção às novas tecnologias para fomentar negócios, integrar conhecimento no desenvolvimento da agricultura familiar e do agronegócio.

Promotora do evento, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) atua em parceria com as demais vinculadas da Secretaria de Estado de Agricultura (Emater, Fiperj e Ceasa), juntamente com a Faerj e Senar, levando conhecimento ao produtor em assuntos como Legalização fundiária, trabalhista, tributária. O evento contou ainda com uma tenda com oferta de crédito rural com a participação de instituições financeiras como Banco do Brasil, a Caixa Agro e Sicoob e o programa de financiamento da pasta, o Agrofundo.

” O Fazenda Legal é um projeto que irá percorrer dez municípios no estado. A nossa intenção a partir de agora é que esse evento seja uma rotina para os anos que virão no setor agropecuário. Nosso produtor ganhará e melhorará sua produção”, concluiu Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro-Rio.

Os serviços de utilidade pública foram distribuídos em tendas numa área de 4 mil metros, além da ação do RJPET com o Petmóvel, em parceria com o Senac, que disponibilizou as atividades de banho e tosa para os pets que estiveram presentes com seus tutores. Houve também a distribuição de 500 mudas de plantas doadas pela pasta.

Posts Recentes

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

14 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

15 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

15 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

16 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

16 horas atrás

Cariocão tem Maricá querendo fazer história e Fla de olho no tri

Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…

2 dias atrás