Categorias: PolíticaSegurança

CPI debate reconhecimento facial em delegacias

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou na quarta-feira (14) Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Reconhecimento Facial nas Delegacias. Requerida e presidida pela deputada Renata Souza (PSol), o grupo foi criado visando entender os processos e também o funcionamento da tecnologia. 

“Queremos saber como um banco de dados é criado no âmbito das polícias para que apresente uma cartela de fotos para reconhecimento. Neste sentido, pretendemos investigar como se processa esse banco de dados, como essa pessoa é transformada em suspeita e tem essa foto como única prova para incriminá-la ou condená-la”, disse Renata. 

Reconhecimento facial a favor da população

Ainda de acordo com Renata, o Rio tem diversos casos em que a pessoa sequer passou por uma delegacia de polícia e foi um reconhecimento fotográfico que garantiu condenações a esse cidadão. “Precisamos entender como isso está sendo utilizado no sistema de Justiça, como um todo, mas também dentro das delegacias de polícia”, concluiu. 

Os deputados Munir Neto (PSD) e Márcio Gualberto (PL) foram eleitos, respectivamente, para vice-presidência e relatoria da CPI do Reconhecimento Facial, respectivamente.

Presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia e à frente da relatoria, Gualberto disse que o parecer que haverá de ser feito a muitas mãos, após amplo debate nesta comissão, tem que ser técnico, “muito bem fundamentado e pesquisado, porque é essa a colaboração que a CPI vai deixar como legado para a Alerj e para a sociedade”. 

Em sua primeira CPI, Neto agradeceu a indicação para vice-presidência e pontuou que, através de seu senso de justiça, fará umtrabalho justo para o Rio. 

“Eu recebi com gratidão o convite da presidente Renata para ocupar essa vaga. Sou novo na Alerj e essa é minha primeira CPI, mas o meu senso de justiça é grande e o que nós precisamos é fazer o melhor para a população do Estado do Rio”, disse Neto.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

11 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

12 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

12 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

14 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

14 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

14 horas atrás