Capital Político
Capital Político
Coluna

Alerj cria o Feriado de Corpus Christi

A coluna Capital Político destaca o projeto de lei que torna feriado estadual o Dia de Corpus Christi. Iniciativa é inédita.

Compartilhe:
02 de outubro de 2025
Alerj cria o Feriado de Corpus Christi
Deputados autores do projeto de lei do feriado de Corpus Christi

A Alerj aprovou esta semana o projeto de lei que torna o Dia de Corpus Christi feriado estadual. A medida é de autoria dos deputados Márcio Gualberto (PL) e Fred Pacheco (PMN), com coautoria dos deputados Rodrigo Bacellar (União), Rodrigo Amorim (União), Luiz Paulo (PSD), Dionísio Lins (PP), Átila Nunes (PSD) e Giovani Ratinho (SDD). O Rio de Janeiro é o primeiro estado a tomar essa iniciativa.


Sem benefícios para alunos violentos

A deputada Índia Armelau quer a suspensão dos benefícios sociais estaduais concedidos às famílias de alunos matriculados na educação básica da rede pública de ensino, em casos de agressão física ou verbal contra professores e profissionais da educação. Segundo a parlamentar, a proposta visa coibir a violência nas escolas.


Tal pai, tal filho

Daniel Martins (União), filho do ex-deputado Luiz Martins, tomou posse na Alerj está semana. Ele tomou posse após a perda de mandato do ex-deputado Marcos Muller, que ocupava a vaga como quarto suplente do União Brasil. Daniel foi vereador da capital e também atuou como secretário de Esportes no município de Nova Iguaçu. Luiz Martins acompanhou o primeiro dia de trabalho do filho no Legislativo estadual.


Caso Marielle Franco

Quase dois anos depois da prisão dos irmãos e ex-deputados Brazão, ninguém fala sobre o assunto e o processo não anda. A família do ex-conselheiro do TCE Domingos Brazão reclama da demora e reafirma que não há provas do envolvimento dele no crime. Também reclamam que Brazão está preso em um presídio de Roraima, longe de todo mundo, enquanto chefões do PCC estão em presídios de São Paulo e Brasília.


Máfia das multas

A Prefeitura do Rio de Janeiro deverá disponibilizar em site, a cada três meses, informações sobre as multas aplicadas por equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito, como radares, lombadas eletrônicas e câmeras. É o que determina o projeto de lei, do vereador Poubel (PL), que também propõe ações para melhor transparência na gestão, instalação e manutenção dos equipamentos.


Pode isso?

“Tenho certeza de que os deputados do partido todos dariam uma boa parte de seu salário para ajudar a custear as despesas de Eduardo lá. Não é fácil o que ele está passando”, de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, enquanto o filho de Bolsonaro diz que nunca pediu dinheiro ao partido.


Não vai sair, vai fazer retiro espiritual

O ministro Luís Roberto Barroso (STF) esteve com o presidente Lula e avisou que não decidiu nada sobre sua aposentadoria antecipada. No final de outubro fará um “retiro espiritual” para pensar no assunto. Por enquanto, sua data de saída permanece em 2033. Adversários postaram que Barroso ia ser atingido pela Lei Magnitsky, o que gerou esses rumores. Mesmo assim, já existem nomes cotados para seu lugar: Jorge Messias (AGU), Bruno Dantas, ministro do TCU, e Vital do Rêgo, presidente do TCU.


CPI da roubalheira

Membros da CPI do INSS acompanham intrigados os caminhos que levam a Davi Alcolumbre, presidente do Senado. Paulo Boudens, seu ex-chefe de gabinete, está no desconhecido Conselho de Estudos Políticos do Senado, ganhando R$ 31,2 mil mensais. Outro amigo de Alcolumbre encostado no mesmo Conselho é Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, que ficou 100 anos de sigilo por dados que permitiram rastrear as andanças do “Careca do INSS” na Casa. Boudens está na mira da CPMI: recebeu R$ 3 milhões da Ampar, empresa suspeita da PF de lavar dinheiro.


Foi humilhada

 Michelle Bolsonaro participava de um encontro do PL Mulher em Ji-Paraná, em Rondônia, e afirmou que não quer disputar a Presidência e pediu aos correligionários que trabalhem para eleger Jair Bolsonaro, que está inelegível e em prisão domiciliar. E criticou o STF, dizendo que “foi alvo de humilhação por ter sido submetida a revista policial durante cumprimento de prisão domiciliar para o marido.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.

/* */