Capital
Legislativo

Alerj e governo estadual buscam ações contra enchentes

Deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) se reuniram com o governador Cláudio Castro e representantes do governo federal

Compartilhe:
19 de janeiro de 2024
Vinicius
Alerj e governo estadual buscam ações contra enchentes
Reunião com participação da Alerj foi no Palácio Guanabara. Foto: Erick Quintanilha/Alerj

Deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) se reuniram com o governador Cláudio Castro e representantes do governo federal para buscar soluções para as enchentes que atingiram cidades do estado do Rio nos últimos dias. O encontro aconteceu no Palácio Guanabara, sede do Poder Executivo fluminense, na capital do estado, e teve a presença dos prefeitos das cidades mais afetadas. Na ocasião, o governo do estado anunciou a criação de um plano com ações para a recuperação desses municípios.

O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL), salientou a importância de o governo federal ter somado esforços no planejamento de ações para atender às localidades mais impactadas pelas chuvas. O parlamentar ainda frisou que a Alerj seguirá atenta para que as iniciativas que estão sendo colocadas em prática sejam revertidas em resultados concretos àqueles que mais sofreram com as enchentes.

“Este encontro serviu para fortalecer, com diálogo e união, o trabalho para recuperar as cidades afetadas pelas chuvas. Ao lado do governador, ministros, representantes de vários ministérios, secretários estaduais, deputados estaduais e federais e prefeitos discutimos ações coordenadas. A Alerj segue focada em garantir que esta colaboração se traduza em resultados concretos para a nossa população”, afirmou Bacellar.

Unidade de pensamento na Alerj

Já o deputado Luiz Paulo (PSD) entende que a presença de autoridades de diferentes esferas demonstra que há uma unidade de pensamento. O parlamentar defendeu que as ações de recuperação das áreas mais impactadas sejam divididas em duas partes: medidas emergenciais para atender à população mais afetada pelas enchentes e a drenagem das bacias hidrográficas da Baixada Fluminense e do Rio Acari, onde houve maior incidência de inundações, com o objetivo de evitar futuros alagamentos.

“O ponto comum é a necessidade urgente de se atender àqueles que foram atingidos. A segunda questão é haver um investimento forte de macrodrenagem para contemplar todas as bacias hidrográficas da Baixada Fluminense e do Rio Acari. Esse projeto pode ser inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para começar mais rapidamente, já que para ser concluído duraria, em média, de dois a três anos”, explicou o deputado.

Por sua vez, o deputado Rosenverg Reis (MDB) também enfatizou a necessidade de haver projetos de prevenção a fortes chuvas a fim de evitar novas tragédias. “A reunião foi positiva. O Governo Federal está disposto a atender à Baixada Fluminense, onde houve os maiores volumes de chuva. Contudo, o problema não está no hoje e sim no amanhã. É preciso ter projetos imediatos de dragagem de rios e comportas. Há rios que não são dragados há mais de 40 anos. Assim, as bacias hidrográficas estarão prontas para as próximas chuvas”, disse.

A deputada Elika Takimoto (PT) pontuou que, para que esses planos de prevenção sejam postos em prática, é fundamental que haja cooperação entre todas as esferas do poder. “O que foi sinalizado de mais importante é a integração entre Governo Federal, Governo do Estado e os municípios com um plano de trabalho. Há a necessidade de se pensar em um plano de contingência a longo prazo para que, daqui a alguns meses, não estejamos aqui novamente para resolver os mesmos problemas. É necessário prevenir”, alertou a parlamentar.

Como a primeira ação do plano de recuperação, o governador Cláudio Castro afirmou que finaliza juntamente com representantes do governo federal e técnicos das prefeituras o planejamento de obras e projetos para a normalização das áreas que foram prejudicadas pelo temporal.

“O momento é de trabalharmos com integração para entregarmos resultados com agilidade para os moradores de cada cidade atingida”, afirmou o governador.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.