A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) pode oficializar a gratuidades no transporte intermunicipal para passageiros com idade acima de 16 anos nos dias de eleições gerais e municipais, incluindo plebiscitos ou referendos. Tramita na Alerj o projeto de lei assinado pela deputada Elika Takimoto (PT) que prevê a gratuidade. O projeto ainda não tem data para ser votado.
Homenagem
O deputado Rodrigo Amorim (PTB) quer dar ao Maracanãzinho o nome de Robson Gracie, um dos grandes nomes do jiu-jitsu do país e que faleceu no dia 29 de abril, aos 88 anos. Robson era o segundo filho do mestre Carlos Gracie, fundador do esporte no Brasil.
Devolução: tem boi na linha
A decisão da Mitsui de devolver a concessão da Supervia traz a reboque o fantasma de um apagão em um dos eixos fundamentais do transporte público do Rio de Janeiro. O governador Cláudio Castro e seus assessores estão em pânico diante do risco na continuidade dos serviços de trens urbanos no Rio. Detalhe: há meses, a Mitsui vem avisando às autoridades da intenção de devolver a Supervia.
Devolução: o avião sumiu
A concessionária do Galeão, a Changi também quer devolver a concessão diante do reduzido número de voos do aeroporto. O caso da Supervia é pior: a concessionária transporta mais de 400 mil passageiros por dia numa malha de 270 quilômetros.
Coisa de doido
“Por que não é possível que nenhum país da América Latina tenha se desenvolvido? O único que conseguiu dar um salto foi Cuba”, de Lula, novamente despejando um discurso de improviso.
Disse na China
“Não podemos pensar agora que a China é culpada de tudo que acontece no mundo. O problema não é só da China, mas dos EUA, França, Reino Unido”, de Lula à jornalista Pepa Bueno, do El País, sobre violações de direitos humanos na China.
Bolsonaro até queria cavalo
Todos os detalhes da participação de Jair Bolsonaro na abertura da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, conhecida como Agrishow, em Ribeirão Preto (SP) foram planejados, com antecedência, pelo deputado Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro da gestão do Capitão. Entusiasmado, o ex-presidente queria até entrar no evento montado a cavalo, como aconteceu no ano passado – e ao lado do próprio Salles e do governador de São Paulo Tarcisio de Freitas.
Sem provocação
Os organizadores acharam que seria “muita provocação”: bastaria todos serem atrações na festa de abertura da feira, caracterizando a primeira recepção de porte desde que ele voltou dos Estados Unidos. De quebra, o lançamento de sua candidatura para 2026. Só que Carlos Fávaro, ministro da Agricultura do governo Lula foi “desconvidado”, criou-se um desconforto geral e o evento de abertura foi cancelado.
Multitirolesa
O Rio de Janeiro pode ganhar – quem diria – uma tirolesa entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca. Seria mesmo uma “multitirolesa” que percorreria entre os dois morros 755 metros em menos de 50 segundos numa velocidade de 100 km/h. Adrenalina para 100 pessoas por hora. O prefeito Eduardo Paes acha que “quem ganha é a cidade”. O Pão de Açúcar é tombado e reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial, não sendo permitido perfurações nas rochas para os cabos, tudo com licença dada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Seios à mostra sem homofobia
Por inspiração no famoso show de Gal Costa, em 1994, comemorando seus 50 anos de carreira e cantando com os seios à mostra (a música era Brasil, de Cazuza), a cantora Adriana Calcanhoto também vem se apresentando, em seus últimos espetáculos, com os seios igualmente à mostra. Para quem tem memória curta: em 2017, também em comemoração aos 70 anos do Masp, quem resolveu exibir seus seios foi a cantora Daniela Mercury.
Festa de processos
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, é o campeão de pedidos de impeachment que tramitam no Senado. São 21 petições que pedem abertura de processo que resulte no afastamento do ministro. Cabe ao Senado aprovar ou rejeitar os indicados para o Supremo. O ministro Luiz Roberto Barroso está em segundo lugar com nove pedidos, enquanto Gilmar Mendes é alvo de três. O PGR Augusto Aras também tem dois pedidos de impeachment contra ele. Edson Fachin, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli têm um pedido cada um.
Plano B Michelle Presidente
O PL, de Valdemar Costa Neto, está convencido da possibilidade concreta de Jair Bolsonaro se tornar inelegível. No partido, a maioria aposta que essa decisão já está tomada pelos ministros do TSE e do STF independente do número de processos contra ele. E a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é o Plano B.
Caravana
Agora, o partido planeja lançar eventos especiais (e independentes) com a participação de Jair e Michelle que, neste mês, inicia seu tour pelo Brasil atrás de maior participação feminina do PL.
Invasão de turistas
A forte desvalorização do peso argentino em relação ao dólar – na semana passada, a cotação da moeda americana chegou a quase 500 pesos – provocou uma verdadeira invasão de turistas brasileiros, paraguaios, uruguaios, chilenos, bolivianos e até venezuelanos na Argentina. Os turistas fazem a festa nos hotéis, restaurantes e lojas de Buenos Aires, além dos que atravessam fronteiras para encher o tanque de seus automóveis. Um táxi do aeroporto ao hotel custa R$ 35 e os bancos não sabem mais onde guardar suas notas de peso.
Dinheiro vivo
Ainda a Argentina: teme-se agora uma hiperinflação (a última foi em 1989). Os bancos não sabem mais como armazenar grandes volumes de peso. Os argentinos usam muito dinheiro em espécie. Com forte pressão tributária, muitas operações são feitas em dinheiro vivo – com notas de baixo valor. Muitos operam na informalidade, fora do sistema bancário. Nos caixas eletrônicos tem quatro gavetas nas quais cabem 2 mil notas. Se os bancos colocarem notas de mil pesos, os caixas poderão ter oito milhões de pesos (US$ 36 mil). Só que em feriados e fins de semana, os caixas estão sempre vazios.
A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.