Os estudantes da Escola Vocacionada Socioambiental, CIEP 483 – Ada Bogato, em Barra Mansa, no Sul Fluminense, realizaram um processo eleitoral para a escola do nome da nova moeda social que será usada em projetos ambientais da unidade de ensino da rede municipal de Barra Mansa.
A Brizolinha, como ficou conhecida essa semana a moeda social, após apuração dos votos, será feita de papelão e utilizada pelos alunos em atividades econômicas como Brechopping, FeirAda e aulas de educação financeira.
A iniciativa do projeto é da professora Lívia Barcellos, que explicou a ideia por trás da criação da moeda social. “Conversamos sobre o significado da moeda social e de como ela poderia contribuir para o alcance de alguns ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), num contexto local. Decidimos então criar a nossa própria moeda para ser utilizada no Brechopping e em outras atividades”.
Escolha do nome da moeda social é ato democrático
A diretora pedagógica, Angela Costa, destacou como o processo de escolha do nome da moeda ajuda na construção de cidadania dos alunos. “Oportunizamos aos alunos um momento de reflexão sobre os processos de escolhas democráticas. Os alunos aprenderam o significado de termos que são utilizados em momentos de escolha, como boca de urna, plebiscito, campanha e outros”.
Entre os alunos que participaram da votação, Marcos Vinicius Silva Costa, do sétimo ano, elogiou a iniciativa e disse que “a ideia foi bem criativa, agora, além de reciclarmos, podemos comprar com essa moeda nos eventos da escola”. Com a escolha do nome da moeda social, os alunos estão prontos para começar a utilizar a Brizolinha nos projetos da escola e aprender sobre educação financeira e sustentabilidade.