Baixada Fluminense

Alunos de Nova Iguaçu criam casinhas e brinquedos sustentáveis para pets

O projeto “Educar para Cuidar” segue movimentando as escolas municipais de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Unindo sustentabilidade e carinho pelos animais, a iniciativa está transformando o aprendizado em atitude. Alunos do 4º ano estão participando de oficinas de confecção de itens destinados a cães e gatos resgatados, em uma atividade que já alcança diversas unidades da rede.

Idealizado e realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa e Proteção dos Animais (Semdepa), o projeto já sensibilizou mais de 8 mil alunos do 4º ano em 120 escolas. As turmas discutem temas como guarda responsável, proteção e convivência saudável com a fauna urbana. Agora, os estudantes colocam em prática o que aprenderam, reutilizando materiais que seriam descartados para melhorar a vida de pets acolhidos por protetores cadastrados no município.

Alunos trabalham sustentabilidade junto do cuidado com os pets

Na última sexta-feira (24), o pátio da Escola Municipal Padre Agostinho Pretto se transformou em um ateliê ao ar livre, com mesas repletas de caixotes sendo pintados e tecidos recebendo estampas de patinhas coloridas. “Trabalhar sustentabilidade junto do cuidado com os pets tem sido muito gratificante para nossos alunos”, afirmou a diretora Juliany Alves.

Já os estudantes da Escola Municipal Marechal Mascarenhas participaram de uma atividade coletiva na quadra, transformando um antigo monitor em abrigo para gatos com o uso de papelão, barbantes e tecidos. “A gente usa material que seria descartado para transformar em algo útil. Fico feliz porque os gatos vão ter onde dormir e brincar, e é bom porque todo mundo participa junto para ajudar os animais”, contou Francisco Gabriel Lima Ramiro da Silva, de 9 anos.

Para a professora Cristiane Mesquita, o impacto da ação vai além do que é produzido. “Eles percebem que tudo pode ser reaproveitado e isso aumenta o senso de cuidado. Muitos já têm pets e quem não tem ficou com vontade de adotar com responsabilidade. O mais importante é o aprendizado de amor, respeito e proteção à vida”, destacou.

Todos os itens produzidos nas oficinas do “Educar para Cuidar” serão entregues pela Prefeitura aos protetores cadastrados na Semdepa, reforçando um ciclo de cuidado que nasce na escola e transforma vidas humanas e animais.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj discute regras para eleger governador para mandato tampão

Encerrado o recesso parlamentar, os deputados discutem na Alerj um projeto de lei para regulamentar…

6 minutos atrás

Cartões de transporte escolar são liberados em Petrópolis

Durante o período de organização para o novo ano letivo, pais e responsáveis devem ficar…

20 horas atrás

Cabo Frio organiza segurança e ordem no Carnaval 2026

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, definiu, em conjunto com as forças…

21 horas atrás

Hospital da Japuíba recebe selo Bronze do COREN-RJ

O Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), em Angra dos Reis, tornou-se a primeira unidade hospitalar…

21 horas atrás

ICMBio e Prefeitura de Nova Iguaçu combatem extração ilegal de palmito

Uma ação de fiscalização conjunta da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal…

22 horas atrás

Secovi Rio apresenta dados e análises do mercado imobiliário ao Ministério Público do RJ

O Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Secovi Rio (CEPAI), área dedicada a…

22 horas atrás