A Prefeitura de Angra dos Reis, no Sul Fluminense, dá continuidade às obras no Bracuí, bairro atingido por uma tromba d’água no mês passado. A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas está concentrando os serviços em quatro pontos da Estrada Beira-Rio, onde serão construídos mais de um quilômetro de enrocamento.
“As intervenções em toda a estrada Beira-Rio, que incluem a colocação de braços e luminárias nos postes já reinstalados, vão levar mais segurança e qualidade de vida aos moradores”, explicou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo.
O trecho mais preocupante é o que fica próximo à escola, onde variações no nível do rio tem causado alagamento na estrada. Para evitar que isso ocorra, duas máquinas anfíbias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) trabalham diariamente na dragagem do rio retirando areia e aumentando a calha. Posteriormente, vão ser feitos 500 metros de enrocamento para proteger a margem.
Novo trecho de estrada em Angra dos Reis
Próximo às obras, em um ponto onde teve que ser aberto um novo trecho de estrada, uma máquina trabalha na execução de um enrocamento de pedras de 150 metros de extensão. Anteriormente foi feita a travessia de drenagem (manilhas de dois metros de diâmetro, que conduzem as águas do afluente para desaguar do rio).
Seguindo pela Beira-Rio há outro local em obras, onde a tromba d’água mudou o curso do rio e agora ele está sendo retificado. Uma travessia com duas manilhas, de um e dois metros, foi instalada para efeito de extravasor. Ainda serão construídos 250 metros de enrocamento e a estrada também receberá uma revitalização.
O quarto trecho que está recebendo melhorias já fica na região conhecida como Sertão do Bracuí. Lá, cinco máquinas trabalham na retirada de lama e entulho e na implementação de novas travessias e na construção de um enrocamento de 500 metros.
“ O curso do rio foi modificado e para impedir que ele volte a atingir casas, estamos criando uma dupla proteção com leira (proteção alta de pedra) e em seguida faremos o enrocamento”, explicou o secretário Alan Bernardo.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.