Com objetivo de fomentar um ecossistema de inovação ligado à economia do mar, a Prefeitura de Angra dos Reis, no Sul Fluminense, deu novos passos na construção do Parque Tecnológico do Mar.
Com foco em inovação e tecnologia, a iniciativa promete transformar o cenário econômico da região da Costa Verde por meio de um espaço de 19.000m² destinado à ciência, tecnologia, inovação, educação e empreendedorismo. O assunto foi discutido entre a Prefeitura e especialistas nesta terça-feira (21).
Na prática, o parque será um local para receber e resolver as demandas de tecnologia de Angra e da Costa Verde, e terá como modelo de negócios projetos de base tecnológica nos segmentos de Petróleo e Gás; Náutico e Naval; Energias e Sustentabilidade.
Os próximos passos deste projeto serão o início das obras de reforma dos prédios que abrigarão o Parque. Além disso, é prevista a formação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, que terá, entre outras funções, a de estabelecer critérios de enquadramento de projetos no programa de incentivo, condições de incentivo à instalação e expansão de empresas e fiscalização dos projetos incentivados.
Parque tecnológico para fomentar inovação
Segundo a prefeitura, o objetivo inicial é fomentar todo o ecossistema de inovação que já existe no município, oferecendo às startups e aos pequenos empreendedores de tecnologia um espaço físico para continuarem operando e pensando soluções tecnológicas voltadas à Economia do Mar.
A reunião foi conduzida pelas Secretarias de Planejamento e Parcerias; Desenvolvimento Econômico e Educação, Juventude e Inovação e contou com a presença de representantes do CEDERJ, CEFET, Faculdade Estácio de Sá, Colégio Naval e do Sebrae.
“Angra tem Estaleiro, porto, usinas nucleares, a pesca, uma das maiores frotas náuticas do Brasil e o Terminal Petrolífero, por isso o Parque Tecnológico terá seu ecossistema vocacionado ao mar”, afirmou o prefeito Fernando Jordão.
De acordo com André Luís Pimenta, secretário de Planejamento e Parcerias, a prefeitura irá criar um CNPJ e uma conta bancária do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico para o recebimento de aporte financeiro de empresas e instituições para os investimentos relacionados ao Parque Tecnológico.
Angraprev é reconhecido por inovação
O Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis (Angraprev) conquistou o segundo lugar no Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária – Transformação Digital, promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem).
O Angraprev lançou o projeto Longevidade Digital, com o intuito de possibilitar aos segurados e beneficiários conhecimentos básicos em tecnologias digitais. Por meio de oficinas, a iniciativa busca capacitar aposentados e pensionistas em segurança digital, ampliando a autonomia e a inclusão no uso da tecnologia. A proposta do prêmio da Aneprem é estimular boas práticas de gestão previdenciária, reconhecer e valorizar as unidades gestoras que desenvolvem ações inovadoras previdenciárias em transformação digital.