Angra dos Reis recebe evento Gastronomia do Mar a partir de 4 de novembro

O mês de novembro chegará com muito sabor a Angra dos Reis, na Região da Costa Verde, no Sul Fluminense. A partir do dia 4 começa o Gastronomia do Mar, evento com status de festival internacional e selo de qualidade nas áreas gastronômica e turística. Segundo Prefeitura de Angra dos Reis, uma estrutura para receber o público será montada no Cais de Santa Luzia, Centro, com praça de alimentação, espaço para aulas, shows, oficinas e palestras de chefs renomados do Senac.

Com entrada franca, moradores e turistas de Angra poderão aproveitar a programação no primeiro fim de semana de novembro: dia 4, sexta-feira, das 17h às 22h; dia 5, sábado, das 12h às 22h; e dia 6, domingo, das 12h às 20h. A programação detalhada das apresentações musicais, aulas-show, oficinas e palestras ainda será divulgada.

Realização do Gastronomia do Mar

O Gastronomia do Mar em Angra dos Reis é promovido pelo Sesc/Senac e pelo Sindicato do Comércio Varejista Regional (Sicomércio) com o apoio da Prefeitura. O objetivo do evento é fomentar a atividade pesqueira por meio de estimulos para preparo e consumo de refeições com peixes e frutos do mar.

“O Gastronomia do Mar também é um incentivo à economia pesqueira da nossa cidade, estimulando a população ao consumo”, lembra o secretário-executivo de Aquicultura, Agricultura e Pesca da cidade, Wagner Junqueira.

Segundo o município de Angra, a pesca é a atividade comercial praticada ao longo de todo o litoral brasileiro, que se estende por mais de 8.500 km de costa, apresentando, portanto, elevada importância social e econômica para enorme contingente de trabalhadores nas regiões. A produção de peixes de cultivo cresceu 4,7% em 2021 no Brasil.

A Prefeitura ressalta, também, que os peixes têm excelentes “virtudes gastronômicas”, mas ainda são pouco presentes na mesa da população. Segundo o IBGE, o brasileiro consome em média 9,5 kg de peixe por ano, ante uma média mundial de mais de 20 kg. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), por sua vez, recomenda um consumo de 12 kg ao ano.

Para Essionar Gomes, presidente do Sicomércio Regional, que abrange Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, o evento, além de valorizar o setor pesqueiro da região, traz qualificação aos empresários dos restaurantes, com oficinas e palestras.

“O mercado exige um profissional qualificado, principalmente na nossa região, que é turística. Tenho certeza que o Gastronomia do Mar – Angra dos Reis será um sucesso, assim como foi Mangaratiba, primeira cidade a receber o circuito. Esse é o lema do Senac, sempre qualificando para o desenvolvimento”, disse.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

7 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

8 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

8 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

10 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

10 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

10 horas atrás