Meio Ambiente
Despoluição

Praia do Anil, em Angra, pode ter volta dos banhos de mar

Investimento de R$ 7,7 milhões da Prefeitura visa despoluir a Praia do Anil e torná-la própria para o banho de mar até o final deste ano.

Compartilhe:
18 de setembro de 2023
Praia do Anil, em Angra, pode ter volta dos banhos de mar
A prefeitura de Angra dos Reis afirma que as obras na Praia do Anil utilizam tecnologias sustentáveis

A Praia do Anil, em Angra dos Reis, no Sul Fluminense, pode em breve voltar a ser própria para banho. É o que afirma o  Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Angra. Segundo o município, obras de saneamento na elevatória da praia e na nova Estação de Tratamento de Esgoto devem ficar prontas ainda este ano, colaborando para a despoluição das águas. A Prefeitura afirma que investiu R$ 7,7 milhões no projeto.

De acordo com o SAAE, o progresso das obras já ultrapassou 50%. As intervenções ocorrem em duas frentes: uma no complexo de estações de tratamento de esgoto na Praia da Chácara e outra na construção da elevatória na Praia do Anil. Além dos benefícios ambientais e turísticos, o saneamento permitirá o renascimento da fauna marinha na região.

Fim dos despejos de esgoto na Praia do Anil

Ainda de acordo com o município, diversas áreas vizinhas têm lançamento de esgoto no local. O projeto busca interromper parte desse lançamento e direcionar os resíduos para a Praia da Chácara, onde é construído um complexo de tratamento sanitário.

A Prefeitura de Angra diz, ainda, que as obras incorporam tecnologias sustentáveis, como o uso de materiais de tanques de elevatória feitos de polipropileno, conhecidos por sua durabilidade e resistência à corrosão. Além disso, o projeto conta com licenciamento ambiental e supervisão do Instituto do Meio Ambiente de Angra dos Reis (IMAAR) e supervisão do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).