Arraial do Cabo inaugura Centro de Educação Ambiental e conscientiza sobre preservação

A Prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, continua o investimento em ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Com o objetivo de viabilizar as demandas ambientais e garantir mais agilidade nas solicitações, o município inaugurou o Centro de Educação Ambiental, no distrito de Monte Alto, na quinta-feira (30).

Além de melhorar e otimizar os atendimentos, o Centro também poderá ser visitado, já que conta com área verde com espécies de plantas nativas e uma pequena biblioteca e ambientes lúdicos para estudos, exposições para grupos escolares e de outros segmentos. O espaço conta com atendimento de segunda a sexta, de 8h às 17h.

As ações ambientais se estenderam até as margens da laguna de Araruama – na extensão de Figueira. Por lá, a prefeitura instalou placas informativas sobre o Projeto Cavalos-Marinhos. A ação, realizada por meio da Secretaria do Ambiente e Saneamento em parceria com o projeto, visa informar moradores e visitantes sobre a importância da preservação da espécie.

O Projeto Cavalos-Marinhos já existe há 20 anos, mas monitora a Laguna desde maio do ano passado, quando começaram os relatos de avistamentos de cavalos-marinhos na Região dos Lagos. Além disso, também estuda as alterações na salinidade em alguns pontos da laguna e acompanha as mudanças que tornaram o lugar, um espaço tão hospitaleiro a estes peixes.

Educação ambiental é o caminho

Segundo a Prefeitura, no caso da população avistar um cavalo-marinho, é fundamental não tentar tocar no animal, o que mostra que a educação ambiental é extremamente importante para a preservação. “Não tire da água, contemple. São animais muito sensíveis e podem abortar seus filhotes”, alerta o município.

Desde o ano passado, Arraial do Cabo busca ampliar suas ações ambientais. Em julho de 2021 foi lançado na cidade o programa “Meu Ambiente”, cuja finalidade é de estabelecer uma agenda ambiental para o município, alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O programa possui cerca de 70 propostas desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Ambiente e Fundação Municipal do Meio Ambiente. Segundo a prefeitura, o programa tem prazo de implantação de quatro anos.

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

11 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

18 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

19 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

19 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

2 dias atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

2 dias atrás