"Somos todos Brasileiros", Unicirco, Rio de Janeiro, Brasil, Dec. 03, 2023. (Austral Foto/Renzo Gostoli)
Projeto gratuito que leva a cultura do circo para a população, o Unicirco Arte, Educação & Comunidade atingiu 266,5 mil pessoas entre julho de 2021 a fevereiro de 2024. O balanço é do Instituto Unicirco, fundado pelo ator Marcos Frota, que celebra 13 anos de atividades de graça no estado do Rio.
A iniciativa oferece shows gratuitos, formação de artistas e atividades socioeducativas na Quinta da Boa Vista, Zona Norte da Capital. Segundo o levantamento, ao longo deste período, a iniciativa realizou 394 espetáculos para a comunidade. Desde a estreia, em outubro de 2010, o projeto já recebeu mais de 2 milhões de espectadores.
O projeto oferece também formação de artistas circenses, oficinas, atendimento psicossocial, reforço escolar e atividades extracurriculares. Outra ação importante é a série de matinês utilizadas como conteúdo pedagógico para crianças. De 2021 a 2024, a iniciativa recebeu 17.985 alunos de 289 escolas e instituições públicas.
“O Instituto Unicirco tem a missão de formar uma nova geração de artistas e técnicos para o circo brasileiro, ao mesmo tempo em que a atividade circense é utilizada como instrumento de promoção de arte, cidadania e cultura de paz”, afirma Marcos Frota, presidente do Instituto.
Segundo Frota, mais de 50 artistas formados pelo programa trabalham hoje em grandes companhias artísticas e parques temáticos ao redor do mundo. Um dos talentos artísticos apresentados no picadeiro do projeto é Julia Vargas, cantora, compositora e percussionista que foi um dos destaques da última temporada do The Voice Brasil.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Na última quinta-feira (3), a Academia Nacional de Medicina (ANM) realizou a quarta eleição plenária…
Dois dos mais relevantes equipamentos culturais da Cidade do Rio de Janeiro, o Museu do…
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, o…
O programa Aprendi na Cedae, voltado para a formação de jovem aprendizes da Companhia Estadual…
A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, na Baixada Fluminense, abriu as inscrições para o…
*Por Paulo Marinho O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ),…