Educação

“Arte de aMAR” mobiliza estudantes do Rio em defesa dos oceanos

Em sintonia com as discussões globais sobre mudanças climáticas da 30ª Conferência das Nações Unidas (COP 30), o projeto Arte de aMAR tem promovido, ao longo de 2025, uma série de ações educativas e criativas com estudantes da rede pública do Rio de Janeiro. Com o tema “Salve Amazônia Azul”, o programa convida crianças e jovens a refletirem sobre a importância da imensa área marítima brasileira — rica em biodiversidade e recursos naturais — e a compreenderem seu papel no combate à poluição plástica nos mares.

Realizado pela Equipe F3 Esporte Cultura e pelo Instituto Gas Petro, o projeto envolve alunos de 27 escolas públicas das 1ª, 2ª, 7ª e 8ª Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). As atividades acontecem em 13 bairros da capital, como Centro, Botafogo, Taquara, Bangu, Realengo e Padre Miguel. Por meio de oficinas presenciais, dinâmicas e materiais audiovisuais, o projeto conecta o debate internacional da COP 30 à realidade local, com o apoio dos mascotes “Turminha dos ODS”, que ajudam a traduzir conceitos de sustentabilidade de forma lúdica.

Até o fim de outubro, mais três escolas recebem o projeto: o CIEP Aracy de Almeida (Jardim Sulacap), a EM Costa do Marfim (Realengo) e a EM José Maria Bello (Padre Miguel). De junho a setembro, o Arte de aMAR já impactou 2.571 crianças e jovens, distribuídos em 125 turmas.

Além das oficinas, a iniciativa promove um Concurso Cultural de Artes Visuais, no qual os alunos criam obras utilizando resíduos plásticos, como tampinhas e embalagens. As produções selecionadas serão premiadas com tablets, camisetas exclusivas e publicadas em um Livro de Artes do projeto. As melhores obras também farão parte de uma Exposição de Artes, seguida por uma Cerimônia de Premiação, com detalhes divulgados aos professores e no site oficial.

Projeto Arte de aMAR seguirá em 2026

Com a continuidade confirmada para 2026, o projeto seguirá estimulando a consciência ambiental entre os jovens. “Chegar até aqui, impactando milhares de crianças e jovens das escolas públicas do Rio, é uma conquista que nos enche de esperança. Saber que o Arte de aMAR seguirá em 2026 é a certeza de que continuaremos semeando consciência ambiental e fortalecendo o protagonismo das novas gerações na defesa dos oceanos”, afirmam os idealizadores Maria Marques e Felipe Mattos.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Prefeitura do Rio e pela Secretaria Municipal de Cultura, o Projeto Arte de aMAR é uma realização da Equipe F3 Esporte Cultura e do Instituto Gas Petro, com patrocínio da Concessionária VIARIO, Estácio, Instituto Yduqs, BrazilShip, MGAS Comercializadora e Grupo GSH.

Serviço:
Workshops e Concurso Cultural – Projeto Arte de aMAR
Locais: 27 escolas públicas do Rio de Janeiro (1ª, 2ª, 7ª e 8ª CRE)
Período: 30 de junho a 26 de novembro
Mais informações: www.artedeamar.org


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Resíduos recicláveis desperdiçados no Rio somam mais de R$ 2,6 bilhões

Mais de R$2,6 bilhões em resíduos pós-consumo estão sendo subutilizados no Estado do Rio de…

2 horas atrás

Tanguá inaugura Estufa e Horta Comunitária

O município de Tanguá, Leste Fluminense, inaugurou no sábado (18) uma Estufa com Horta Comunitária,…

3 horas atrás

Picadeiro Móvel chega a São João de Meriti

O município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, recebe, nos dias 24, 25…

24 horas atrás

Festival Literário Energia para Ler movimenta Cachoeiras de Macacu

A cidade de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana, recebe, entre os dias 21 e…

1 dia atrás

Dia D de Multivacinação e Outubro Rosa mobilizam Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado…

1 dia atrás