Categorias: Opinião

Classe contábil celebra a força dos empreendedores para o cenário socioeconômico brasileiro

Por Samir Nehme

Negócios e serviços enquadrados como micros e pequenas empresas fazem parte do cotidiano de todos os brasileiros. São infinitas as atuações desses empreendimentos, responsáveis pela base da economia brasileira e por gerar empregos e renda para milhares de pessoas.

No Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado nesta quarta-feira (05/10), sobram motivos para fortalecer e valorizar, ainda mais, esse cenário empresarial do país.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o setor representa 99% de todas as empresas do Brasil, cerca de 18,5 milhões, e 30% do Produto Interno Bruno (PIB). Além disso, os pequenos negócios são responsáveis por acelerar o quadro socioeconômico nacional, já que, somente no primeiro semestre de 2022, o setor alcançou a marca de 72% dos empregos gerados no país.

A maior parte dos clientes atendidos pelos profissionais da contabilidade são micro e pequenos empreendedores. Os dados mostram, por si só, a força desses empreendimentos no cenário econômico nacional. Valorizar e compreender a importância deles para o país promove o desenvolvimento social, inovações e a diversidade de produtos e serviços.

Força dos empreendedores impacta o mercado

No Rio de Janeiro, especificamente, a força das micros e pequenas empresas é impactante no mercado. Em nível nacional, nosso estado é o terceiro com o maior número de comércios enquadrados neste setor, totalizando 1,7 milhões de negócios. No cenário regional, o Sudeste concentra 51% de pequenas empresas ativas do país. Em seguida, aparecem Sul (19%), Nordeste (17%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).*

Outro dado importante em relação às MPE demonstra sua importante contribuição para refrear o aumento da inflação no Brasil. A pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mês de agosto deste ano, mostra que 43% das micro e pequenas empresas ainda não elevaram seus preços ao consumidor e 47% fizeram um repasse apenas parcial do aumento dos custos.

Neste 5 de outubro, a classe contábil reconhece a importância deste setor para a economia brasileira e parabeniza todos os micro e pequenos empreendedores que contribuem, diariamente, para um país mais desenvolvido e inclusivo.

*Dados divulgados em 05/10/2022 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Samir Nehme é contador, empresário contábil e Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro

Posts Recentes

O delegado atrás das grades

Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…

10 horas atrás

Flup 2025 recebe programação especial do Sesc RJ

O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…

10 horas atrás

Seminário Empresarial de Turismo movimenta Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…

10 horas atrás

Meriti apresenta ações ambientais durante participação na COP 30

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…

12 horas atrás

Fórum dos Hotéis Cinco Estrelas debate estratégias para o setor

Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…

12 horas atrás

PT vai apostar em influencers para ganhar eleição

O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…

1 dia atrás