Economia
Opinião

Artigo: Franchising – um modelo de negócio resiliente

O franchising tem papel de protagonismo no desenvolvimento econômico. Rogério Gama, diretor da ABF Rio, fala sobre a retomada do setor.

Compartilhe:
24 de março de 2022
Artigo: Franchising – um modelo de negócio resiliente
Feira da ABF Rio é o maior evento de franchising do estado. Crédito: Reprodução

Não é de hoje que o franchising faz girar a roda da economia e do desenvolvimento econômico. Rogério Gama, Diretor de Relações Institucionais da ABF Rio, fala sobre a retomada do setor e dá a dica de evento em Volta Redonda (RJ), no Sul Fluminense.

*Por Rogério Gama

Após dois anos extremamente difíceis, os números do Franchising brasileiro apontam para o início de uma recuperação dos negócios que atuam por meio desse modelo. Conforme demonstrado na última pesquisa da Associação Brasileira de Franchising, o faturamento do setor em 2021 cresceu 10,7% em relação a 2020, praticamente alcançando o patamar de 2019.

No âmbito do Estado do Rio de Janeiro, os números também demonstram uma tendência de recuperação dos negócios em Franchising. Depois de uma queda de 2,58% nos números de unidades franqueadas no Estado de 2019 para 2020, o mesmo indicador apresentou em 2021 um crescimento de 9,1% em relação ao ano anterior. Mesmo em relação a 2019, quando ainda não sofríamos os efeitos da Pandemia, o número de unidades franqueadas no Estado em 2021 foi 6,23% maior. Uma clara indicação da recuperação do setor no Estado.

Expo Franchising em Volta Redonda

Buscando pavimentar o caminho da retomada do crescimento, a ABF Rio realizará nos dias 1 e 2 de abril a Expo Franchising – uma feira de franquias e negócios – no Shopping Park Sul, na cidade de Volta Redonda. A interiorização do Franchising é uma das principais bandeiras da Associação, que com visão ampla do Estado do Rio, enxerga no interior, grande potencial de desenvolvimento, especialmente por meio do Franchising.

Além de poderem conversar diretamente com as mais de 50 marcas que estarão expostas, o visitante poderá esclarecer todas as suas dúvidas assistindo às palestras que estarão à sua disposição no Fórum de Franchising. Uma dúvida bastante comum, e que será abordada em uma das palestras, é se a melhor opção para a pessoa que deseja empreender é uma franquia ou um negócio independente.

É claro que não existe resposta certa, pois dependendo do perfil de cada empreendedor, um modelo pode ser mais indicado ou menos indicado que o outro.  Na verdade, a melhor resposta resultará da análise das vantagens e desafios de cada modelo de negócio.

“Os números do Franchising brasileiro apontam para o início de uma recuperação dos negócios que atuam por meio desse modelo.”

Rogério Gama, diretor de Relações Institucionais da ABF Rio.

Tomemos 5 dos atributos que julgamos ser os mais importantes para que um empreendimento tenha sucesso e vejamos como eles se comportam em negócios independentes e em negócios de Franquia:

  1. MARCA

Sem dúvida, uma rede de franquias, qualquer que seja seu estágio de desenvolvimento, terá uma marca mais conhecida no mercado do que uma marca nova de um empreendimento independente.

  • CONCEITO DE NEGÓCIO

Essencialmente, Franchising significa replicar um conceito de negócio já implementado e testado no mercado, com resultados passíveis de serem analisados. Um empreendedor independente terá ainda que percorrer todo o caminho de construção do conceito do seu negócio, algo que ele encontra pronto no Sistema de Franquia.

  • OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS

Em negócios independentes, não há obrigações contratuais. O empreendedor é livre para idealizar seu negócio e por sua conta e risco conduzi-lo da forma que julgar conveniente.

Contrariamente no Franchising, o contrato de Franquia impõe ao Franqueado uma série de restrições que visam proteger a marca e assegurar o padrão e o sucesso da rede.

  • CONSULTORIA

O proprietário de um negócio independente é livre para contratar a Consultoria que desejar, arcando com os custos dos serviços que lhe serão prestados.

No Sistema de Franquia, o fornecimento ao Franqueado de treinamentos, manuais, programas de reciclagem e consultoria de campo está assegurado contratualmente.

  • RISCO

Embora o risco esteja sempre presente em qualquer forma de empreender, é razoável supor que no Sistema de Franquias, o risco seja menor. Franqueadores estudam tendências, pesquisam e desenvolvem produtos e adotam métodos profissionais de gestão empresarial, antecipando e minimizando riscos.

Nas palestras do Fórum, você verá vários outros pontos que podem ser avaliados nessa comparação entre negócios independentes e negócios de Franquia.

Se o empreendedorismo é algo que lhe interessa, você não pode perder a Expo Franchising, dias 1 e 2 de abril em Volta Redonda.


*Rogério Gama é Diretor de Relações Institucionais da ABF Rio