Opinião

Empreendedorismo Cooperativo

*Por Anderson Silveira, João Leal, Renato Regazzi, Robson Carneiro

A capacidade empreendedora de um país está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e social de sua população, visto a competência dos indivíduos em criar a sua própria renda, além de espaço de trabalho e empregos para a comunidade.

Por meio do empreendedorismo é possível criar uma sociedade mais justa, igualitária e equilibrada, em virtude da oportunidade de empreender ser uma alternativa de mobilidade social.

O processo de empreender é observar oportunidades de mercado ou um problema a ser resolvido, a partir daí criar um produto ou serviço de utilidade para a sociedade, organizando um empreendimento para desenvolver, produzir e ofertar produtos e serviços, através de um modelo de negócio que seja viável do ponto de vista econômico e social.

No entanto a forma de empreender mais conhecida é por meio da constituição e registro de uma empresa.

Porém existe outras formas de empreender que muitas vezes não são vistas como organizações empreendedoras, todavia podem ser consideradas genuínas organizações que tem o empreendedorismo em sua essência, a exemplo das cooperativas.

Uma cooperativa é uma organização que tem como objetivo atender uma necessidade dos cooperados, do mercado e da sociedade. É uma organização altamente sofisticada que tem na sua essência o empreendedorismo, só que de uma forma compartilhada e colaborativa. E as sobras são compartilhadas pelos seus cooperados, onde todos são donos do negócio.

Por meio das novas tecnologias digitais, o modelo de negócios baseado no empreendedorismo cooperativo, tomo uma nova forma e extraordinárias oportunidades de exercer a capacidade empreendedora, com menor risco e com maior compartilhamento de recursos, desenvolvendo modelos de negócios colaborativos que podematender ao mesmo tempo os cooperados, o mercado e a sociedade, em uma equação com resultadosonde todos ganham ao mesmo tempo.

O modelo de negócio, por meio do cooperativismo,gera grandes impactos positivos na sociedade, através de uma melhor distribuição dos ganhos, dos recursos e dos espaços de trabalho.

Neste contexto, o Mestre em Desenvolvimento Local, Anderson Silveira, que atua no Gabinete da Presidência do CDE do Sebrae-RJ e atuou, na crise sanitária afeta a COVID-19 como Diretor de Saúde na Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, pensa que o cooperativismo e a sustentabilidade na área da saúde são essenciais para garantir o bem-estar da sociedade e a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, o cooperativismo promove a união de profissionais de saúde em estruturas organizacionais colaborativas, onde os recursos são compartilhados e os benefícios são distribuídos de forma justa.

Este modelo facilita a adoção de modelos sustentáveis, como a gestão responsável de resíduos médicos, a utilização de tecnologias limpas e o incentivo à educação em saúde como forma de prevenção. Além disso, a cooperação entre os profissionais de saúde fortalece a resiliência dos sistemas de saúde, permitindo respostas mais eficazes às crises sanitárias e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e saudável.

Renato Regazzi, Mestre em Gestão Tecnológica, que também atua no gabinete da Presidência do CDE Sebrae-RJ, aponta o “Polo do Mar Conecta”, na Baia de Sepetiba, como ação em desenvolvimento e estratégia associativa de integração dos atores econômicos, governamentais e acadêmicos em prol da Economia do Mar Sustentável (a economia azul), conectando territórios marítimos, promovendo o adensamento das cadeias produtivas marítimas, em um modelo empreendedor colaborativo e circular, de desenvolvimento local.

João Leal, executivo público que atua na SEENEMAR/RJ – GOV/RJ e também no Gabinete da Presidência do CDE do Sebrae-RJ, evidencia através de duas iniciativas inauguradas por ele, quais sejam, a cooperação internacional com o Distrito Industrial Dinamarquês de Kalundborg que deu azo a estruturado Programa de Simbiose Industrial no Distrito de Santa Cruz e o Programa Cooperação Circular que proporciona aumento do IDH na região do Mazomba-Itaguaí através do impulsionamento da agricultura familiar em modelo circular e sustentável, exemplos práticos de desenvolvimento sustentável e circular que vão ao encontro dos melhores princípios de associativismo, congregando setores públicos, privado e sociedade civil e ainda as metas previstas no ODS 17 em prol do interesse coletivo.

Por fim, sempre de forma contemporânea, transformando no presente e com visão de futuro, o Presidente do CDE do Sebrae-RJ, Robson Carneiro, embarca na próxima semana para o velho continente onde terá uma parada em no Rochdale Pioneers Museum, foi fundada em 1844 a histórica primeira cooperativa “Os Pioneiros de Rochdale”, localizada no condado de Lancashire, Manchester na Inglaterra.

Seguiremos atentos e não deixaremos de envidar os melhores esforços para que no Estado do Rio de Janeiro os melhores princípios e boas ações cooperativistas se consagrem, a todo tempo, em prol do progresso sustentável do nosso Estado.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

13 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

21 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

22 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

22 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

2 dias atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

2 dias atrás