Por Nelson Lopes
O PSOL sonha em aumentar a sua bancada na Câmara, nas próximas eleições. Para isso, aposta em dois nomes com potencial para chegar ao Congresso. A ex-senadora Heloisa Helena, que teve mais de 30 mil votos na última eleição, já no domicílio eleitoral fluminense, e o influenciador Rick Azevedo, conhecido pela militância pela escala 6×1 de trabalho.
Acontece que para isso ocorrer, o partido precisa que a sua atual bancada, de cinco parlamentares do Rio, repita as votações e até aumente a margem. Na leitura do partido, Glauber Braga e Pastor Henrique Vieira têm potencial para amealhar ainda mais votos do que tiveram em 2022 e, com isso, podem puxar mais um deputado, graças ao quociente eleitoral.
E a derrota, hein?
O líder do governo na Câmara, Lindbergh Farias, bem que tentou justificar, mas foi inegável a derrota da base de Lula na votação da MP alternativa ao decreto do IOF, nesta quarta-feira. A oposição se mobilizou a atraiu os partidos de centro para rejeitar o texto antes mesmo de ir ao Senado.
A derrota é grande: a MP tinha um impacto de 40 bilhões para o governo emplacar projetos no ano eleitoral….
E os bolsonaristas seguem bradando…
Enquanto derrotavam o governo na votação da MP, parlamentares do Rio participaram da manifestação bolsonarista pela Anistia, nesta terça-feira, em Brasília. A bancada da oposição, que conta com nomes que estavam lá, como os senadores Carlos Portinho e Flávio Bolsonaro, pedia para que a dosimetria de penas não fosse aplicada aos condenados pelo 8 de janeiro.
Eles insistem em anistia ampla e irrestrita, o que contemplaria Bolsonaro. A hipótese, entretanto, é descartada no Congresso…
Ah, é claro que Alexandre de Moraes foi o alvo preferencial da turma.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.