Região Serrana
Saúde

Mais de 100 atendimentos no Dia de Conscientização do câncer do colo do útero em Petrópolis

Iniciativa promovida pelo Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro realizou consulta e exames preventivos de câncer.

Compartilhe:
30 de janeiro de 2023
Mais de 100 atendimentos no Dia de Conscientização do câncer do colo do útero em Petrópolis
A informação é essencial para minimizar os riscos deste tipo de câncer.

O Dia D do Janeiro Verde, dia de conscientização sobre o câncer do colo do útero, contou com mais de 100 atendimentos a mulheres em Petrópolis, na Serra Fluminense. A iniciativa, promovida pelo Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (Sehac), ofereceu uma série de serviços como a realização de consultas e exames.

Segundo o município, mais de 100 mulheres agendaram atendimentos com equipes de Enfermagem em Saúde da Mulher no ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC), sem a necessidade de encaminhamentos.

O prefeito Rubens Bomtempo destacou que o câncer do colo do útero é um dos mais incidentes entre as mulheres, mas pode ser identificado precocemente por meio de exames simples, o que aumenta consideravelmente a taxa de recuperação das pacientes.

“Inicialmente, disponibilizamos 60 atendimentos, mas devido ao grande engajamento, ampliamos o número de vagas para 100 só no Dia D”, declarou.

Para o secretário de Saúde do município, Marcus Curvelo, a informação é essencial para minimizar os riscos deste tipo de câncer.

“A neoplasia do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres, atrás apenas dos de mama e do colorretal, sendo a quarta maior causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil”, reforçou.

Exames para diagnosticar o câncer

Já a secretária Chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Luciane Bomtempo, listou os serviços oferecidos, como consultas, realização do papanicolau e encaminhamento para exames.

Moradora da Posse, Ana Lívia foi uma das beneficiadas pelo serviço. Ela elogiou o atendimento e disse que já saiu com o preventivo feito e a consulta de retorno encaminhada.

“É uma campanha muito importante para as mulheres porque reforça a conscientização sobre a prevenção ao mesmo tempo em que oferece os exames de rastreio”, afirmou.