Capital

Aterro do Flamengo: 60 anos e a necessidade de um Plano Diretor

Em 2025, o Aterro do Flamengo, na Zona Sul da capital, um dos mais emblemáticos espaços públicos do Rio de Janeiro, celebra seis décadas de existência. O aniversário ressalta a crescente necessidade de um projeto abrangente que combine infraestrutura, turismo, lazer e segurança para garantir a preservação e o pleno aproveitamento do local. A proposta de um Plano Diretor para o Aterro vem sendo defendida por especialistas, entre eles, Sydnei Menezes, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).

“Ao completar seis décadas, fica ainda mais evidente a urgência de um projeto de revitalização e preservação do Aterro do Flamengo. Precisamos de uma abordagem integrada que contemple a infraestrutura, o turismo, o lazer e a segurança no local, com a colaboração dos governos municipal, estadual e federal”, afirma Menezes. Ele defende a elaboração de um Plano Diretor que contemple a manutenção do espaço e sua utilização de forma sustentável e planejada.

O Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, nome oficial do Aterro do Flamengo, é um patrimônio reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. Seu valor histórico, cultural e paisagístico exige cuidados constantes para que cariocas e turistas continuem desfrutando de sua beleza e importância.

Entre os pontos que deveriam ser contemplados no planejamento estáo a definição do uso e ocupação do espaço, a conservação do patrimônio, a estruturação de áreas de lazer, a ampliação de infraestrutura, como banheiros e opções de alimentação, além da segurança.

Aterro do Flamengo é um dos maiores parques urbanos do Rio

Com 1.300.000 m², o Aterro do Flamengo é um dos maiores parques urbanos do Rio de Janeiro, oferecendo atividades para todas as idades, como quadras de esportes, pistas de corrida, jardins e acesso à praia.

“Preservar o Aterro é preservar um legado. É um espaço de lazer gratuito para a população, projetado por grandes nomes do paisagismo, como Lota Macedo Soares e Roberto Burle Marx”, destaca Menezes, também mencionando a contribuição de Affonso Eduardo Reidy no projeto.

Construído parcialmente com material de demolição de morros do Centro do Rio, o Aterro do Flamengo representa a convivência entre o urbano e a natureza e é um dos maiores símbolos do Rio. A preservação e revitalização deste espaço são essenciais para que as futuras gerações também possam aproveitar sua grandeza.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 

Posts Recentes

Ministério da Saúde concede 78 bolsas de residência no RJ

O Ministério da Saúde publicou o resultado final de dois editais do Pró-Residências. A inciativa concede…

3 minutos atrás

Moto-táxi: Regulamentação e Fiscalização

*Por Tamima de Souza Nesses últimos dias temos acompanhado diversas matérias sobre a polêmica dos…

2 horas atrás

Calor intenso: Hospital Alberto Torres alerta sobre riscos de AVC

Em dias de calor intenso é preciso estar mais atento ao risco de um Acidente…

2 horas atrás

Prefeitura de Volta Redonda abre inscrições para curso de Libras

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa…

2 horas atrás

Série Ouro: Governo do Estado anuncia repasse de R$ 16 milhões

O governador Cláudio Castro anunciou, nesta quinta-feira (13), o aumento do repasse de R$ 10…

4 horas atrás

PL que garantia moradia para funcionários de condomínios, mesmo após a rescisão do contrato de trabalho, é arquivado

O Projeto de Lei nº 1978/2016, que buscava garantir a permanência de funcionários de condomínios…

23 horas atrás