Baixada Fluminense
Pontapé inicial

Aula inaugural para professores na Educação de Mesquita

Os participantes acompanharam debates sobre o papel fundamental das escolas na formação de cidadãos e no desenvolvimento social.

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11 de fevereiro de 2025
Sara Oliveira
Aula inaugural para professores na Educação de Mesquita
Ação marcou o início do ano letivo e mobilizou todo o corpo docente das escolas municipais na preparação para o retorno às aulas, que acontece no dia 12. (Foto: Luan de Brito)

Na última quarta-feira (5), a Prefeitura de Mesquita, na Baixada Fluminense, promoveu uma aula inaugural para os profissionais da educação da rede municipal de ensino, marcando o início do ano letivo de 2025. O evento reuniu professores, diretores e outros integrantes do corpo docente no templo da Assembleia de Deus Ministério Rhema, no bairro Santo Elias. Durante a programação, os participantes acompanharam debates sobre o papel fundamental das escolas na formação de cidadãos e no desenvolvimento social.

O seminário, intitulado “Trajetórias Escolares e a Constituição do Processo Educativo”, foi organizado com base no tema “Alfabetização e Letramento”, que será o foco das iniciativas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação em 2025. A palestra principal foi ministrada por Silvia Colello, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), que destacou a importância de uma abordagem pedagógica construtiva e humanizada.

Colello enfatizou a necessidade de valorizar o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. “É essencial que os alunos se sintam pertencentes ao ambiente escolar, tornando o aprendizado um processo envolvente e significativo. Dessa forma, eles podem se desenvolver não apenas como estudantes, mas como cidadãos conscientes e participativos”, afirmou a especialista.

A palestra também abordou a estruturação de uma metodologia pedagógica dividida em dois planos: o cognitivo, voltado ao desenvolvimento das habilidades de aprendizagem, e o socioafetivo, que busca estimular o crescimento emocional e social dos alunos.

Aula inaugural definiu “Alfabetização e Letramento” como objetivo para o ano letivo

A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita definiu “Alfabetização e Letramento” como eixo norteador das atividades pedagógicas para 2025. Uma das principais mudanças será a adoção de uma nova metodologia fonética nas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, com foco no reconhecimento de sons e letras. Além disso, os estudantes e professores terão acesso a uma plataforma digital intuitiva para auxiliar no aprendizado.

A subsecretária municipal de Educação, Monique Rosa, ressaltou que a nova abordagem visa melhorar os índices de alfabetização e tornar o processo de ensino mais dinâmico e inclusivo. “Estamos cientes dos desafios que enfrentaremos, por isso elaboramos uma estratégia sólida para preparar os profissionais da rede. Acreditamos que essas iniciativas vão garantir um ano de avanços significativos para a educação no município”, destacou.

Com a aula inaugural, a rede municipal de ensino de Mesquita se prepara para o início das aulas, marcado para o dia 12 de fevereiro. A expectativa é que a capacitação contribua para um ambiente escolar mais acolhedor e eficiente no desenvolvimento educacional dos alunos.


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