Na última segunda-feira (4), as escolas da rede municipal de Barra Mansa, no Sul Fluminense, aplicação das provas do programa Alfabetiza RJ, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Ao todo, 48 escolas municipais estão envolvidas na avaliação, que se estenderá até a próxima sexta-feira (8). A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), seguindo o formato do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
A avaliação é destinada a alunos do 2º ano do ensino fundamental, e em Barra Mansa participam 1.520 estudantes, distribuídos em 78 turmas. Diariamente, entre 10 e 12 escolas do município realizam a prova, que tem como objetivo mensurar o nível de alfabetização dos estudantes em consonância com os padrões regionais e nacionais.
A gerente de Educação Básica de Barra Mansa, Ionara Hygino Muniz, destacou a importância da avaliação como uma ferramenta estratégica para o monitoramento do aprendizado. “É mais uma estratégia para identificarmos se o aprendizado dos alunos do 2º ano está adequado aos níveis de alfabetização esperados regional e nacionalmente. Será uma excelente oportunidade para garantir que nossas crianças estejam alfabetizadas até os sete anos de idade, como prevê o Compromisso”, explicou Ionara.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…
*Por Flávio Cure Quando uma pessoa precisa de uma nova válvula cardíaca, as opções atuais,…
A Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, promove entre 27 de novembro e 27…
A Fundação Rio-Águas concluiu nesta terça-feira (19) a manutenção anual do Piscinão de Ramos, na…