A Avenida Brasil passará a ter faixa seletiva para ônibus, no trecho entre Guadalupe, na Zona Norte, e o Caju, na região portuária do Rio de Janeiro, a partir de sábado (7). Essa medida busca preparar o começo da operação do BRT Transbrasil. O trajeto terá 22 quilômetros.
Poderão circular na faixa coletivos municipais, intermunicipais e interestaduais, nos dois sentidos da Avenida Brasil, no trajeto definido pela Secretaria Municipal de Transportes e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio).
“É importante ressaltar que só será permitido trafegar ônibus. Táxis, vans e veículos em geral estão proibidos e se trafegarem serão multados”, adiantou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.
Avenida Brasil: faixa deverá fiscalização com 19 radares fixos
O presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, explicou que a fiscalização será intensa. Será feita com o uso de 19 radares fixos e oito lombadas eletrônicas, além de equipes da CET-Rio que ficarão posicionadas de forma estratégica. Além disso, a velocidade máxima de tráfego na faixa será de 70 quilômetros por hora.
“Vamos fiscalizar não só excesso de velocidade como também invasões da pista seletiva por veículos não autorizados. O nosso objetivo é o de privilegiar o transporte coletivo”, comentou Dinis.
De acordo com a prefeitura, a seletiva irá funcionar todos os dias e ficará na faixa mais à esquerda das pistas, nos dois sentidos da avenida, com 22 km de extensão, entre os bairros de Guadalupe e Caju.
Cerca de 70 linhas deverão trafegas pelas seletivas
Pelos cálculos da administração municipal, aproximadamente 70 linhas de ônibus deverão utilizar a seletiva para fazer o transporte expresso neste trecho da Avenida Brasil. Linhas com serviço parador continuarão nas vias laterais.
A faixa exclusiva sentido Santa Cruz começa na Estação BRT Vasco da Gama, na altura de São Cristóvão, e termina na Estação Guadalupe. Já a faixa dedicada no sentido Caju começa na Estação Guadalupe e seu término ocorre na Rua Conde de Leopoldina.
Segundo a prefeitura, quando o Transbrasil entrar em operação, a seletiva dará lugar ao corredor do BRT. Os ônibus seguirão podendo utilizar a via, mas agora compartilhando o espaço com os articulados “amarelinhos”. Em virtude do aumento do número de ônibus, o corredor será ampliado entre o Terminal Margaridas e o Cemitério do Caju, passando a ocupar duas faixas da pista, em ambos os sentidos. Apenas os articulados poderão fazer parada para embarque e desembarque de passageiros nas estações de BRT.