O 2º Prêmio de Responsabilidade Social 2023, entregue em solenidade na Câmara de Caxias homenageou personalidades que trabalham e apoiam a diversidade e a inclusão social, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O evento que aconteceu na última quinta-feira (9), reconheceu políticos, representantes de entidades e moradores da cidade que atuam no combate à discriminação.
O evento foi organizado pela Associação Grupo Para Todos (AGPT), movimento voltado à causa LGBTQIAPN+. Além dos homenageados, a solenidade contou com a presença do presidente da Câmara de Caxias, Celso do Alba (MDB) e dos vereadores Nivan Almeida e Drª Fernanda Costa (MDB).
“Nós estamos na Casa do Povo e eu, estando Presidente da Câmara Municipal, tenho uma enorme satisfação em participar deste reconhecimento, dando voz e valor a estas pessoas que lutam pela inclusão e pelas suas próprias sobrevivências. É nosso dever, como civil e parlamentar, lutar contra a discriminação”, ressaltou Celso do Alba.
Nivan de Almeida ressaltou a importância do evento na Câmara de Caxias para estimular a representatividade de todos os grupos. “Fico muito feliz em poder corroborar e participar de um evento que reconhece iniciativas e lutas por uma causa tão nobre e justa”, afirmou.
Já Fernanda Costa ressaltou a importância de valorizar as minorias ao mencionar o papel das mulheres, principalmente as mulheres pretas. “Como mulher preta, parlamentar e consciente do meio em que vivemos, celebro este evento e apoio a luta dessas pessoas. É se informando, apoiando e dando espaços como estes que conseguimos fortalecer o combate à discriminação”, disse.
Diretora da Câmara de Caxias, Júlia Uchôa reforçou o papel da Casa no apoio à inclusão. “Precisamos ser apartidários para nos unir e apoiar todas as formas de inclusão. A Câmara Municipal de Duque de Caxias tem ciência disso e abre espaços para estes eventos com louvor”, destacou.
Homenageados
Homenageada no evento, Preta X, que é mulher trans, ressaltou a importância da educação na luta por direitos iguais. “A palavra-chave é educação. Desde pequena eu tive uma educação muito forte, por isso fui até o limite. Fui universitária, me formei e hoje possuo a minha própria empresa. Somente através da educação ganhamos força”, disse.
Outra homenageada foi a primeira mulher trans a integrar o quadro de funcionários de uma escola municipal em Caxias, Carolynne Borges Mansory’s. “Trabalho na Escola Municipal 21 da Abril, da Vila São Luís, e participo de projetos sociais voltados à educação, assistência social e saúde. Oportunidades há, basta que o sistema nos contemple para promover a inclusão”, afirmou.
Além delas, também receberam homenagens personalidades como Ernane Alexandre Pereira, Assessor Especial da Subsecretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio; Fernanda Fernandes, Delegada de Polícia (DEAM); Cátia Cilene dos Santos, Coordenadora do Centro de Cidadania LGBTQIAPN+ da Baixada e Fabiane Andrade, defensora Pública.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…