A Prefeitura de Mesquita, na Baixada Fluminense, anunciou nesta terça-feira (20), que irá intensificar as ações de combate à dengue. O objetivo é adotar medidas preventivas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, como ações de fiscalização e de conscientização. Segundo o município, o uso do carro fumacê se tornará mais frequente.
A Prefeitura já vem usando o fumacê para pulverizar áreas estratégicas. Segundo o município, o veículo com o inseticida já passou por bairros como Edson Passos e Cosmorama. “Essa é uma ação rápida e eficaz para combater a proliferação do mosquito da dengue. Realizaremos também outras atividades preventivas, estamos focados em trabalhar para evitar que o vírus se propague cada vez mais”, ressalta Sérgio Vigas, coordenador da Vigilância Ambiental de Mesquita.
Combate à dengue tem visita de agentes de endemias
Agentes de endemias também visitaram áreas residenciais para eliminar focos do mosquito e orientaram os moradores sobre os cuidados necessários com a doença. As equipes também inspecionaram caixas d’água e tamparam com tela as que não tinham vedação adequada.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil já ultrapassou 650 mil casos da doença em 2024. No estado do Rio, Mesquita está entre as cidades prioritárias que terão como uma das ações de combate à dengue a aplicação da vacina contra a doença. “Além disso, é muito importante que a população tenha cuidado e não deixe água parada se acumular, mantenha as garrafas e baldes virados para baixo e troque a água dos animais com frequência”, disse o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Mesquita, Silvio Diniz.