Baixada Fluminense
Competição

Os craques da matemática na Baixada Fluminense

Alunos de escola estadual na Baixada Fluminense ganham medalha em Olimpíada Internacional de Matemática e são recebidos com festa.

Compartilhe:
18 de julho de 2023
Os craques da matemática na Baixada Fluminense
Os vencedores da olimpíada de Matemática posam com os prêmios no Galeão.

Seis alunos do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, retornaram ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (17), após conquistarem medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática em Nova York, nos Estados Unidos.

Eduardo Barcelos, Gabriela Tavares, Gabriel Miranda, Luísa Costa, Yasmin Caldas e Rafael Lopes foram recebidos com festa pelos familiares e amigos no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. 

Projeto de metodologia matemática

A conquista dos alunos foi impulsionada pelo projeto Sala de Aula Invertida, chamado SICMA MATHEMA, que utiliza uma metodologia baseada em desafios matemáticos. Segundo o Governo do Estado, desde 2018, os estudantes do Colégio Marechal Zenóbio da Costa aprendem de forma diferenciada, resolvendo problemas complexos e aprimorando suas habilidades de raciocínio lógico. 

A diretora-geral do colégio, Elaine Cândido, ressaltou que a vitória não pertence apenas à escola, mas a toda a Rede Estadual de Educação. “Esperamos que, com os resultados apresentados, possamos cada vez mais impactar os alunos, mostrando que através da preparação e empenho podemos chegar em lugares considerados como inatingíveis. A vitória é da Educação pública e da Baixada Fluminense”, afirmou.

Além da competição em si, os estudantes também aproveitaram a oportunidade para conhecer os principais pontos turísticos de Nova Iorque, como o Central Park, o Museu de História Natural e a Estátua da Liberdade.