Baixada Fluminense

Banco de leite do Hospital Estadual da Mulher precisa de doações

O Banco de Leite do Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, está enfrentando uma grave crise de estoque. Atualmente, a unidade dispõe de apenas 12 litros de leite materno, quantidade muito inferior ao ideal, que varia entre 35 e 40 litros por mês. Esta é a pior situação registrada nos últimos três anos.

A necessidade diária do hospital é de cerca de 500ml de leite humano, que pode alimentar até seis recém-nascidos. O leite coletado é essencial para atender principalmente bebês prematuros e de baixo peso, ajudando a reduzir o tempo de internação na UTI Neonatal. Além disso, o banco de leite da unidade também oferece suporte às mães, incluindo orientação sobre amamentação, além de realizar o processamento, armazenamento e distribuição do leite coletado.

Quem pode doar ao banco de leite e como funciona o processo

Mulheres saudáveis, que estejam amamentando e não utilizem medicamentos contraindicados, podem se tornar doadoras. A nutricionista do banco de leite, Naylla Rigor, explicou que a demanda por novas doadoras é constante, especialmente porque muitos bebês iniciam o desmame após os seis meses de vida.

“Todo o leite que recebemos é destinado aos bebês prematuros e é indispensável porque ajuda a diminuir o período de internação desses recém-nascidos. Para doar, a mãe preenche uma ficha com informações de saúde e apresenta exames de sangue recentes. Caso não os tenha, o hospital pode providenciar”, afirmou Naylla.

O leite doado passa por um rigoroso processo de pasteurização e controle de qualidade antes de ser enviado à UTI Neonatal. Para facilitar, o hospital dispõe de equipes que realizam coleta domiciliar às terças-feiras, entregando kits com frascos higienizados, touca e máscara.

As mães interessadas em ajudar podem entrar em contato com o banco de leite pelo WhatsApp: (21) 96870-7064. A doação de leite materno salva vidas e é fundamental para garantir a saúde de bebês prematuros na região.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Piraí encerra programação do Natal Luz e Sonhos 2025 neste fim de semana

Piraí, município do Sul Fluminense, realiza entre esta sexta-feira (19) e domingo (21) o último…

5 horas atrás

Sprint Run 2025 movimenta Nova Friburgo com corrida noturna de Natal

O esporte entra no clima de Natal em Nova Friburgo, na Região Serrana, com a…

7 horas atrás

Consórcio Cristo Sustentável realiza Festa de Natal no Centro do Rio

O Consórcio Cristo Sustentável realiza, nesta quinta-feira (18), a Festa de Natal destinada às mulheres…

8 horas atrás

Rodovia dos Lagos é eleita a segunda melhor do Brasil em ranking da CNT

A Rodovia dos Lagos (RJ-124), administrada pela ViaLagos, empresa da Motiva, foi classificada como a…

8 horas atrás

Moção de reconhecimento e aplausos concedida à Diretoria Adjunta da Mulher do Creci-RJ

Importante avanço institucional na valorização e fortalecimento da participação feminina no setor imobiliário. Esse foi…

10 horas atrás

Deputado quer incentivo para o empreendedorismo nas comunidades

O deputado Arthur Monteiro (União) quer facilitar o acesso ao crédito para pequenos empreendedores e…

10 horas atrás