Baixada Fluminense

Banco de leite do Hospital Estadual da Mulher precisa de doações

O Banco de Leite do Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, está enfrentando uma grave crise de estoque. Atualmente, a unidade dispõe de apenas 12 litros de leite materno, quantidade muito inferior ao ideal, que varia entre 35 e 40 litros por mês. Esta é a pior situação registrada nos últimos três anos.

A necessidade diária do hospital é de cerca de 500ml de leite humano, que pode alimentar até seis recém-nascidos. O leite coletado é essencial para atender principalmente bebês prematuros e de baixo peso, ajudando a reduzir o tempo de internação na UTI Neonatal. Além disso, o banco de leite da unidade também oferece suporte às mães, incluindo orientação sobre amamentação, além de realizar o processamento, armazenamento e distribuição do leite coletado.

Quem pode doar ao banco de leite e como funciona o processo

Mulheres saudáveis, que estejam amamentando e não utilizem medicamentos contraindicados, podem se tornar doadoras. A nutricionista do banco de leite, Naylla Rigor, explicou que a demanda por novas doadoras é constante, especialmente porque muitos bebês iniciam o desmame após os seis meses de vida.

“Todo o leite que recebemos é destinado aos bebês prematuros e é indispensável porque ajuda a diminuir o período de internação desses recém-nascidos. Para doar, a mãe preenche uma ficha com informações de saúde e apresenta exames de sangue recentes. Caso não os tenha, o hospital pode providenciar”, afirmou Naylla.

O leite doado passa por um rigoroso processo de pasteurização e controle de qualidade antes de ser enviado à UTI Neonatal. Para facilitar, o hospital dispõe de equipes que realizam coleta domiciliar às terças-feiras, entregando kits com frascos higienizados, touca e máscara.

As mães interessadas em ajudar podem entrar em contato com o banco de leite pelo WhatsApp: (21) 96870-7064. A doação de leite materno salva vidas e é fundamental para garantir a saúde de bebês prematuros na região.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Caminhão da Saúde de Maricá atende em Bambuí neste sábado

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (20/09), das…

7 horas atrás

Seminário Internacional Gráfico debate futuro do livro no Rio

Como parte da programação oficial do "Rio – Capital Mundial do Livro", a Firjan realiza,…

8 horas atrás

Resumo de Livro – “Empresas feitas para vencer”

Por Juedir Teixeira* Como sei que me segue, seja empresário ou gestor, não dispõem de…

9 horas atrás

America vence Portuguesa e põe a mão na taça da Copa Rio

O America venceu a Portuguesa por 1 a 0 e saiu na frente da Portuguesa…

10 horas atrás

Reunião em Santa Teresa debate melhorias no turismo

O HotéisRIO participou, na última quarta-feira (10), de uma reunião com o grupo de trabalho…

1 dia atrás

Festival da Pesca chega ao Rio com ciência, cultura e gastronomia

Nos dias 20 e 21 de setembro, a Quinta da Boa Vista será palco do…

1 dia atrás