O espetáculo “Optchá!” tem como próxima parada Barra do Piraí, cidade do Sul Fluminense, neste domingo, dia 14 de setembro, às 15h, no Salão do Royal Sport Club. A produção cultural local será de Helder Cardozo e a apresentação contará com interpretação em Libras feita por Jeferson da Cunha Barbosa, do grupo SEEDS Acessibilidade Comunicativa, garantindo inclusão e acessibilidade ao público.
Com direção geral de Lino Rocca e direção dos números circenses e coreografias de Vânia Santos, a montagem mistura malabarismo, palhaçaria, mágica, contorcionismo, dança cigana e canto em uma experiência imersiva. A trilha sonora original é assinada por Chiquinho Rota.
Barra do Piraí é a quinta cidade a receber a turnê de “Optchá!”
A turnê já passou por Mangaratiba, no dia 29 de agosto, com oficina de técnicas circenses pela manhã; em Paracambi, onde não pôde ser realizada devido às fortes chuvas no dia 30; em Engenheiro Paulo de Frontin, no dia 31, com um público animado e participativo; e em Miguel Pereira, neste último domingo, 7 de setembro, com casa cheia e produção cultural local de Andreia Lopez e tradução em Libras realizada por Fernanda Cosendey.
Ainda neste mês, o Centro Cultural Raul de Leoni, em Petrópolis, na Região Serrana, também receberá a montagem.
A narrativa conduz o público à vida de um acampamento cigano, explorando de forma poética e crítica a trajetória de um povo historicamente marginalizado. “Queremos proporcionar ao público não só entretenimento, mas também reflexão. Por meio da arte, promovemos o respeito às diferenças e valorizamos culturas excluídas como a cigana”, destaca Adriano Sampaio Evangelista, o Didi, produtor cultural e artista da Turma em Cena.
Além de Didi, o elenco conta com Patrick Carvalho (contorcionismo e duo acrobático), Daniel Carrizo (malabares e adágio), Adailzo Amorim (malabares e adágio) e Vânia Santos (danças ciganas e duo acrobático).
Produzido pela Turma Em Cena, em parceria com o CETA (Centro Experimental de Teatro e Artes), “Optchá!” reafirma o compromisso de levar arte e cultura a diferentes públicos, promovendo inclusão e democratização do acesso às expressões artísticas.
O projeto, selecionado por meio do edital Fluxos Fluminenses da SECEC-RJ, é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: www.turmaemcena.art.br
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.