A Fábrica de Fraldas da cidade de Barra Mansa, no Sul Fluminense, inaugurada em 14 de março deste ano, alcançou números expressivos em sua contribuição à comunidade local. Gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade já produziu e distribuiu mais de 51 mil fraldas e 94 mil absorventes, reafirmando seu papel no apoio às populações mais vulneráveis.
Localizada no Centro da cidade, a fábrica atende uma ampla gama de beneficiários: estudantes da rede pública municipal, pessoas com deficiência física, mental ou neurológica, idosos e crianças nascidas no Hospital da Mulher. O projeto é voltado a quem não tem condições de arcar com os custos desses itens essenciais e prioriza aqueles cadastrados no Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico) ou atendidos por Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
Barra Mansa no enfrentamento de questões sociais críticas
O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, destacou a importância da iniciativa para o enfrentamento de questões sociais críticas, como a pobreza menstrual. “A pobreza menstrual é um problema que atinge inúmeras brasileiras, principalmente em idade escolar. Com isso, os nossos absorventes beneficiam as estudantes da nossa rede municipal de ensino. Já as fraldas representam uma parcela significativa do orçamento dos pacientes. É uma grande alegria para nós oferecer esse serviço a todos que precisam, garantindo um suporte contínuo para suas famílias, enquanto for necessário”, afirmou.
Além de promover inclusão e qualidade de vida, a Fábrica de Fraldas reforça a gestão pública voltada ao bem-estar social. A produção e distribuição dos itens seguem critérios rigorosos de cadastro e avaliação, garantindo que os recursos cheguem a quem mais precisa.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.