A Prefeitura de Barra Mansa, no Sul Fluminense, tem investido na capacitação das equipes de saúde. Na última quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma rodada de qualificação dos profissionais da rede quanto a funções administrativas como marcação de consultas e o funcionamento do sistema de regulação.
As aulas tiveram três horas de duração e foram ministradas por equipes de Regulação, Auditoria e do Tratamento Fora de Casa (TFC), que incluíram médicos e auditores. Serviços prestados em determinadas unidades e o funcionamento do tratamento domiciliar também foram objeto do curso.
Grande desafio da Saúde
O funcionamento do Sistema Nacional de Regulação (SISREG) é um dos grandes desafios da rede pública de saúde no Brasil inteiro, especialmente diante do aumento da demanda por leitos de UTI durante a pandemia. É por meio dele que é realizado o gerenciamento de todo Complexo Regulatório, desde a rede básica à internação hospitalar.
Um dos orientadores que participou da ação de capacitação, o enfermeiro regulador William de Carvalho explicou a importância do conhecimento sobre a ferramenta. “Isso irá evitar o desperdício de agendamentos e consultas, além de ser um momento de podermos alinhar estratégias voltadas para melhor atender os moradores”, afirmou.