A Roda de Conversa contou com a participação de representantes do poder público e de empresas que atuam no complexo industrial da Bayer. (Foto: Jean Carlos / PMBR)
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, promoveu, nesta segunda-feira (1º), uma Roda de Conversa no auditório do Parque Industrial da Bayer Brasil. O evento encerrou as atividades do “Mês do Ambiente” e teve como tema “Plano de Ação de Políticas Internas de Meio Ambiente e Sustentabilidade Aplicados em Seus Procedimentos Internos”. Participaram representantes de empresas que atuam no polo industrial, autoridades municipais e especialistas em meio ambiente.
Entre os debatedores estavam o secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves; o líder de Sustentabilidade da Bayer, Thiago Lima; a especialista em Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Afton, Tatiana Andrade; o técnico de Segurança do Trabalho da Granham, Bruno Marcos; e o advogado da Secretaria de Meio Ambiente, Luís Carlos Ribeiro Lopes.
Durante o encontro, Flávio Gonçalves apresentou os quatro eixos da gestão ambiental no município: o Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea), as Unidades de Conservação, a Coleta Seletiva e o Projeto Cidade Resiliente, voltado ao enfrentamento das mudanças climáticas. Ele também mencionou iniciativas como o Programa Limpa Rio e o ICMS Ecológico, além de anunciar a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Ruínas da Fazenda Velho Brejo.
Representando a Bayer, Thiago Lima destacou os 67 anos da empresa em Belford Roxo e os avanços obtidos nos últimos dez anos, com foco em gestão de recursos naturais, mobilidade urbana e redução das emissões de gases do efeito estufa. Segundo Lima, o parque industrial da Bayer em Belford Roxo é o maior da América Latina, o terceiro do mundo e desempenha papel importante no desenvolvimento sustentável da região.
O evento também contou com a participação de diversos secretários municipais, como os de Agricultura, Segurança Pública e Defesa Civil, além de representantes da Procuradoria Geral do Município e das secretarias de Educação, Obras, Trabalho e Renda. O Parque Industrial é apontado como um dos principais vetores de crescimento econômico da cidade, contribuindo com a geração de empregos e atração de novos empreendimentos.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…
Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…
*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…
A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…
Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…