Capital

Beija-Flor e Salgueiro são destaques no segundo dia de desfiles

Com o enredo “Laíla de todos os santos, Laíla de todos os sambas”, a Beija-Flor de Nilópolis foi um dos destaques do segundo dia de desfiles no Sambódromo da capital fluminense. O Carnaval 2025 também marcou a despedida do ilustre intérprete, Neguinho da Beija-Flor, após mais de 50 anos.

Outro destaque da noite foi a Acadêmicos do Salgueiro, escolhida como segunda finalista do Estandarte de Ouro, ao propor uma narrativa sobre rituais de proteção ao longo da história, com destaque para referências africanas, práticas indígenas e elementos da cultura popular carioca.

Samba de Anitta no Sambódromo

A Unidos da Tijuca iniciou o segundo dia com mistura de religião e preservação ambiental, ao defender que cultuar orixá é cultuar a natureza. A escola do Morro do Borel desfilou trouxe o orixá Logun Edé como enredo.

O envolvimento direto da escola ficou nítido em uma das alegorias, que foi ornamentada por mais de 350 mudas de plantas diversas, cultivadas no barracão da própria escola. A Azul e Amarelo garantiu o replantio após o desfile.

Neste ano, o samba-enredo tem Anitta como uma das suas compositoras, mas a cantora não desfilou. Quem também não estava presente foi a cantora Lexa, que anunciou o afastamento do posto após a morte da filha prematura. Ela não foi substituída pela escola.

A agremiação teve problemas durante o desfile como buracos entre alas e com alegorias, sendo que uma chegou a ficar apagada por um bom tempo.

No segundo dia, Beija-Flor também homenageou Joãozinho Trinta

Desde 2018 sem ser campeã, a Beija-Flor de Nilópolis levantou a Sapucaí com uma homenagem a uma das principais personalidades de sua história: Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla.

O carnavalesco e diretor de Carnaval faleceu em 2021, vítima de complicações da Covid-19. O desfile lembrou a religiosidade de Laíla, marcada pelo sincretismo.

A grandiosidade das alegorias e fantasias muito bem acabadas também fez menção aos desfiles marcantes com assinatura de Laíla, além dos trabalhos em dupla com o também carnavalesco Joãozinho Trinta, como “Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia”, enredo de 1989.

Um dos pontos altos foi uma paradona da bateria com duração de mais de 40 segundos. As arquibancadas e frisas explodiram no refrão “Chama João para matar a saudade. Vem comandar sua comunidade.”

Salgueiro seguiu com temática religiosa

A terceira agremiação a desfilar foi a Acadêmicos do Salgueiro. Uma coincidência com a Beija-Flor é que o elemento alegórico das duas comissões de frente foram um terreiro de macumba.

O enredo “Salgueiro de corpo fechado” trouxe a religiosidade do brasileiro, citando por exemplo o cangaço. A última alegoria trouxe a malandragem da Lapa, no centro da capital fluminense.

Os 3.300 componentes da Academia do Samba cantavam com orgulho e resistência: “Macumbeiro, mandingueiro, batizado no gongá”, um dos pontos mais fortes do samba-enredo que tem entre seus autores o salgueirense Xande de Pilares, que, no esquenta da escola, cantou à capela alguns de seus sucessos.

Assombrações encerraram segundo dia

Última agremiação da noite, a Vila Isabel trouxe fantasmas e medo para a avenida com o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece!”.

Como de costume, o carnavalesco Paulo Barros trouxe muita tecnologia, mas uma das ferramentas trouxe problemas logo no início: um drone “fantasiado” de abóbora, usado na comissão de frente, desabou.

A proposta foi trazer um parque de diversões para a Sapucaí com seis alegorias e 2.800 componentes. O abre alas era um grandioso trem fantasma, que trazia o presidente de honra Martinho da Vila. Na alegoria, foram gastos cerca de 12 mil metros de pano branco para cobrir 120 componentes vestidos de fantasmas.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Por um Dia das Mães delicioso

A coluna desta semana é especial. Vamos trazer um mini guia para você curtir o…

11 minutos atrás

Vendas de flores devem crescer no Rio com o Dia das Mães

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária…

3 horas atrás

Governo derrotado, em vitória de Ramagem

Por Nelson Lopes Não teve jeito: os governistas tentaram, mas terminaram derrotados na votação da…

3 horas atrás

Cine Henfil exibe sessões gratuitas e inclusivas em Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, divulgou a…

4 horas atrás

Policlínica Tamoios é reinaugurada em Belford Roxo

A Prefeitura de Belford Roxo inaugurou na última terça-feira (6) a Policlínica Tamoios, no bairro…

4 horas atrás

Sesc Barra Mansa abre inscrições para cursos gratuitos

O Sesc Barra Mansa, Sul Fluminense, está com inscrições abertas para cursos e oficinas gratuitas…

5 horas atrás