Baixada Fluminense
Prevenção

Belford Roxo imuniza 1.689 animais contra raiva

Ação mobilizou agentes de saúde em seis pontos estratégicos da cidade para proteger cães e gatos contra a raiva, doença letal e transmissível a humanos.

Compartilhe:
03 de dezembro de 2024
Sara Oliveira
Belford Roxo imuniza 1.689 animais contra raiva
A Campanha de Vacinação Antirrábica imunizou 1.689 animais, sendo 1.288 cães e 401 gatos. (Foto: Divulgação / PMBR)

No último sábado (30), a Secretaria de Saúde de Belford Roxo, por meio da Diretoria Executiva de Controle de Vetores e Zoonoses, promoveu uma Campanha de Vacinação Antirrábica que resultou na imunização de 1.689 animais, sendo 1.288 cães e 401 gatos. A ação ocorreu em seis bairros estratégicos do município da Baixada Fluminense, com o objetivo de proteger os animais e a população contra a raiva, uma doença fatal que pode ser transmitida para humanos.

Os pontos de vacinação foram montados em locais como a Policlínica Maria Lúcia Barbosa de Carvalho, em Palmeirinha; a Unidade de Saúde da Família Sá Rego, na Vila São Luiz; e a Escola Municipal Irmã Maria Filomena Lopes Filha, em Itaipu. Além disso, o CIEP 024 Ministro Gustavo Capanema e a Escola Municipal Rudá Iguatemi Villanova, ambos em Nova Aurora, e a USF Nivaldo Cardoso de Moura, em São Francisco de Assis, também participaram da mobilização.

A raiva é causada por um vírus presente na saliva de animais infectados e é transmitida principalmente por mordidas. Apesar de ser altamente letal, a doença é 100% prevenível por meio da vacinação, que precisa ser realizada anualmente em cães e gatos.

Controle da raiva em Belford Roxo

O coordenador municipal de endemias, Brayan Lima, reforçou a importância da Campanha de Vacinação. “Fico muito feliz de ver que programações como essas continuam acontecendo na nossa cidade. Pois esse é um trabalho de extrema relevância para a saúde dos animais”, finalizou Brayan.

A campanha também teve como foco a conscientização dos tutores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.