Baixada Fluminense

Belford Roxo realiza pré-conferências de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, deu início nesta segunda-feira (27) às Pré-Conferências de Assistência Social, como parte da preparação para a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, programada para os dias 3 e 4 de julho. A abertura aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Wona e envolveu também os Cras Vale do Ipê, Lote XV, os Creas dos bairros Parque Amorim e Santa Marta, além de instituições cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

O tema central discutido no primeiro dia foi “Universalização do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades”, desenvolvido por Silvester Brandão. A série de encontros se estende até sexta-feira (30), com início sempre às 9h, em diferentes localidades da cidade.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, destacou a importância dos eventos como espaços democráticos de formulação de propostas: “Estamos discutindo e sugerindo propostas para a política de assistência social, com objetivo de fortalecer e estender os direitos socioassistenciais da população da nossa cidade”, afirmou.

Na terça-feira (285), o Cras Nova Aurora sedia o evento que reunirá também representantes do Cras Shangrilá e instituições da região. O tema será “Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional”, com palestra de Wellington Nascimento.

A programação segue na quarta-feira (29) no Cras Babi, com participação dos Cras Xavantes, Roncalli, Creas do Bairro Santa Amélia e instituições como o Lar da Esperança. A palestrante Francinete do Carmo abordará “Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: Fortalecimento e proteção social, segurança de renda e inclusão social no SUAS.”

Na quinta-feira (30), será a vez do Cras Bom Pastor sediar os debates, com abrangência ao Cras Suécia, Santa Teresa e instituições. Daniela Farias ministrará a palestra sobre “Gestão, democracia, informação e comunicação transparente, fortalecendo a participação social no SUAS.”

Ciclo de pré-conferências encerra no Cras do Centro de Belford Roxo

O ciclo de pré-conferências será encerrado na sexta-feira (31) no Cras do Centro de Belford Roxo, com a presença do Centro Pop, Casa Lar e demais instituições. A última palestra será conduzida por Cristiane Tardelli, que abordará “Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.”

A 14ª Conferência Municipal será o momento de sistematizar as propostas discutidas durante a semana e definir as diretrizes locais para os próximos anos da política de assistência social.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Cambuci regulamenta cobrança no Parque Aquático Municipal

A Prefeitura de Cambuci, no Norte Fluminense, publicou o Decreto nº 1.893, de 15 de…

11 horas atrás

Rio Bonito promove ações de consumo consciente de energia

Moradores de Rio Bonito, na Região dos Lagos, poderão participar, na próxima sexta-feira (23), de…

12 horas atrás

Carreta da Saúde da Mulher estaciona em Mesquita

O dia 16 de janeiro marcou a inauguração da Carreta da Saúde da Mulher no…

15 horas atrás

Qual será o peso da educação na eleição?

*Por Marcos Luz O Rio de Janeiro sempre flertou com o fundo do poço na…

15 horas atrás

Aulas esportivas gratuitas com inscrições abertas em Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, abre nesta segunda-feira (19) as…

15 horas atrás

Parceria com a Special Olympics amplia inclusão na prática esportiva no Rio

*Por Guilherme Schleder Fala, galera! As emoções e os benefícios da atividade física são únicos.…

17 horas atrás