Capital

Black Friday: saiba como evitar golpes

O mês de novembro é marcado pela chegada da Black Friday, que ocorre sempre na última sexta-feira do mês. Porém, algumas lojas antecipam as ofertas deixando os consumidores ansiosos por mais promoções.

No entanto, a advogada e sócia do escritório Pessoa & Pessoa Advogados, Larissa Sento-Sé, alerta que o consumidor precisa ficar atento aos sites e links falsos, que podem ser usados para roubar os dados pessoais. O escritório possui filial no centro da capital fluminense.

O comércio brasileiro deve alcançar um faturamento de 5,1 bilhões de reais na Black Friday de 2023, segundo levantamento da Precifica, empresa especializada em análise de preços. A Black Friday foi incorporada ao calendário do varejo nacional em 2010.

Ansiedade pode levar a golpes na Black Friday

Os compradores ficam tão ansosos com as ofertas tentadoras que podem acabar caindo em golpe. E em vez de ficarem felizes com os produtos adquiridos, acabam se frustrando. “As pessoas também devem entender que por trás das promoções podem estar prazos e valores de entrega abusivos. Os consumidores também devem se planejar financeiramente e não comprar qualquer produto só porque está em promoção. É bom evitar dívidas futuras”, explica Sento-Sé.

A advogada compilou algumas dicas que podem ajudar a não cair em golpes na Black Friday. Uma delas é evitar comprar por impulso. Para isso, o consumidor precisa pensar em comprar o que realmente é necessário.

Outra dica é não sair do orçamento: se a pessoa possui dívidas, não deve fazer outras, e a advogada aconselha a ter cautela com os gastos no cartão de crédito.

Além disso, é bom planejar nas mercadorias que irá comprar: pesquise os preços antes da Black Friday e compare para ter certeza que vale o gasto; cuidado com os preços muito abaixo do mercado, eles podem indicar golpes.

Na hora de pagar a conta, é importante, de acordo com a advogada, ficar de olho nos dados do destinatário, observando se as informações sobre a cobrança estão corretas. Por fim, caso o cliente ainda seja vítima de algum golpe, deve comunicar a instituição de pagamento para checar se ainda dá tempo de fazer o bloqueio da transação. E fazer sempre o boletim de ocorrência na polícia.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

18 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

19 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

19 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

21 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

21 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

21 horas atrás