Capital

Black Friday: saiba como evitar golpes

O mês de novembro é marcado pela chegada da Black Friday, que ocorre sempre na última sexta-feira do mês. Porém, algumas lojas antecipam as ofertas deixando os consumidores ansiosos por mais promoções.

No entanto, a advogada e sócia do escritório Pessoa & Pessoa Advogados, Larissa Sento-Sé, alerta que o consumidor precisa ficar atento aos sites e links falsos, que podem ser usados para roubar os dados pessoais. O escritório possui filial no centro da capital fluminense.

O comércio brasileiro deve alcançar um faturamento de 5,1 bilhões de reais na Black Friday de 2023, segundo levantamento da Precifica, empresa especializada em análise de preços. A Black Friday foi incorporada ao calendário do varejo nacional em 2010.

Ansiedade pode levar a golpes na Black Friday

Os compradores ficam tão ansosos com as ofertas tentadoras que podem acabar caindo em golpe. E em vez de ficarem felizes com os produtos adquiridos, acabam se frustrando. “As pessoas também devem entender que por trás das promoções podem estar prazos e valores de entrega abusivos. Os consumidores também devem se planejar financeiramente e não comprar qualquer produto só porque está em promoção. É bom evitar dívidas futuras”, explica Sento-Sé.

A advogada compilou algumas dicas que podem ajudar a não cair em golpes na Black Friday. Uma delas é evitar comprar por impulso. Para isso, o consumidor precisa pensar em comprar o que realmente é necessário.

Outra dica é não sair do orçamento: se a pessoa possui dívidas, não deve fazer outras, e a advogada aconselha a ter cautela com os gastos no cartão de crédito.

Além disso, é bom planejar nas mercadorias que irá comprar: pesquise os preços antes da Black Friday e compare para ter certeza que vale o gasto; cuidado com os preços muito abaixo do mercado, eles podem indicar golpes.

Na hora de pagar a conta, é importante, de acordo com a advogada, ficar de olho nos dados do destinatário, observando se as informações sobre a cobrança estão corretas. Por fim, caso o cliente ainda seja vítima de algum golpe, deve comunicar a instituição de pagamento para checar se ainda dá tempo de fazer o bloqueio da transação. E fazer sempre o boletim de ocorrência na polícia.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

O delegado atrás das grades

Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…

12 horas atrás

Flup 2025 recebe programação especial do Sesc RJ

O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…

13 horas atrás

Seminário Empresarial de Turismo movimenta Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…

13 horas atrás

Meriti apresenta ações ambientais durante participação na COP 30

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…

15 horas atrás

Fórum dos Hotéis Cinco Estrelas debate estratégias para o setor

Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…

15 horas atrás

PT vai apostar em influencers para ganhar eleição

O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…

2 dias atrás