Planejamento do Carnaval 2025 busca equilibrar festa e bem-estar da população. (Foto: Divulgação / PMM)
Com o Carnaval 2025 se aproximando, a Prefeitura de Mangaratiba, no Sul Fluminense, deu início ao planejamento da tradicional festividade, buscando garantir segurança, organização e infraestrutura adequadas para moradores e foliões. Na última terça-feira (21), no Centro Cultural Cary Cavalcanti, representantes das secretarias de Turismo, Eventos, Cultura, Ordem Pública, e Segurança e Trânsito participaram de uma reunião estratégica com lideranças dos blocos carnavalescos do município.
Entre os principais pontos discutidos, foram apresentadas novas diretrizes para melhorar a logística e a experiência do evento. As ações incluem a disponibilização de carros de som para os blocos, instalação de banheiros químicos, reforço na limpeza dos trajetos, controle do trânsito e aumento da segurança nos desfiles.
Além disso, a Prefeitura de Mangaratiba anunciou a criação de um cadastro geral dos blocos carnavalescos. Essa iniciativa visa organizar melhor os desfiles, permitindo que a grade de horários e os roteiros sejam definidos com base nas necessidades apresentadas pelos representantes dos blocos.
A secretária municipal de Turismo destacou a importância do planejamento para evitar transtornos e garantir um evento seguro. “O Carnaval é um momento de celebração, mas também requer uma gestão cuidadosa para equilibrar a diversão com o bem-estar da população local”, afirmou.
Outras reuniões estão programadas para as próximas semanas, com o objetivo de ajustar detalhes finais antes do início das festividades.
Além do foco no Carnaval, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou o “Cadastro Municipal de Fazedores de Cultura de Mangaratiba”. A iniciativa, que começa nesta quinta-feira (23), pretende reunir artistas e profissionais culturais locais, como músicos, artesãos e produtores, em um banco de dados abrangente.
O cadastro será realizado tanto presencialmente quanto online e visa facilitar a participação dos artistas em eventos, feiras e projetos culturais, além de garantir maior divulgação de editais e iniciativas nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Se tem um prato que caracteriza as celebrações de São Jorge é a feijoada. Separamos,…
Nesta quarta-feira (16), a magia da Páscoa tomou conta das unidades pediátricas do Complexo Municipal…
O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá ser autorizado a instituir um programa…
A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se prepara para receber uma das celebrações…
Por Nelson Lopes O deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio, encerrou a greve…
Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…