Economia

BlueRio 2ª edição impulsiona inovação sustentável

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira (6) a segunda edição do programa BlueRio, iniciativa voltada à promoção da Economia Azul — conceito que prioriza o uso sustentável dos recursos hídricos e marinhos. O evento, realizado no Palácio Guanabara, contou com a presença de autoridades, representantes de empresas, especialistas e instituições ligadas ao meio ambiente.

Idealizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) em parceria com a consultoria Beta-i Brasil, o programa conecta startups nacionais e internacionais a empresas e organizações fluminenses. A proposta é fomentar a inovação e gerar soluções práticas em áreas como saneamento, portos, logística, turismo, bioeconomia, sustentabilidade climática e energia limpa.

“O Rio de Janeiro está na vanguarda das políticas ambientais. Nosso governo nunca diz ‘não’ para o meio ambiente”, afirmou o secretário do Ambiente, Bernardo Rossi. Segundo ele, o objetivo é posicionar o estado como referência global em desenvolvimento sustentável.

Edital para o novo BlueRio ainda será lançado

O edital para a nova edição do BlueRio deve ser lançado até o fim de maio. Ao todo, 60 startups serão selecionadas na primeira fase. Destas, 30 avançarão para um bootcamp presencial em agosto, com mentoria especializada, ajustes nos modelos de negócio e conexão com potenciais investidores e parceiros.

O programa conta com apoio de organizações como Porto Sudeste, Cisbra/Caerj, Porto do Açu, GALP, Fundação Grupo Boticário, Águas do Rio, Cedae, OceanPact, Prefeitura de Cabo Frio e Wilson Sons. Um dos diferenciais do BlueRio é o modelo colaborativo: os parceiros participam desde o mapeamento dos desafios até a validação das soluções, promovendo ideias com potencial de escala global e impacto local.

Na primeira edição, realizada entre 2023 e 2024, cerca de 290 startups se inscreveram, sendo 32% brasileiras. A iniciativa demonstrou alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para segurança hídrica, saneamento e educação ambiental.

Além de fortalecer a inovação, o programa deste ano também dará ênfase à formação de novos empreendedores e à capacitação de jovens em temas socioambientais.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

15 minutos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

17 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

18 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

24 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

1 dia atrás