Rio de Janeiro lança segunda edição do BlueRio para impulsionar Economia Azul. (Foto: Hudson Freitas)
O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira (6) a segunda edição do programa BlueRio, iniciativa voltada à promoção da Economia Azul — conceito que prioriza o uso sustentável dos recursos hídricos e marinhos. O evento, realizado no Palácio Guanabara, contou com a presença de autoridades, representantes de empresas, especialistas e instituições ligadas ao meio ambiente.
Idealizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) em parceria com a consultoria Beta-i Brasil, o programa conecta startups nacionais e internacionais a empresas e organizações fluminenses. A proposta é fomentar a inovação e gerar soluções práticas em áreas como saneamento, portos, logística, turismo, bioeconomia, sustentabilidade climática e energia limpa.
“O Rio de Janeiro está na vanguarda das políticas ambientais. Nosso governo nunca diz ‘não’ para o meio ambiente”, afirmou o secretário do Ambiente, Bernardo Rossi. Segundo ele, o objetivo é posicionar o estado como referência global em desenvolvimento sustentável.
O edital para a nova edição do BlueRio deve ser lançado até o fim de maio. Ao todo, 60 startups serão selecionadas na primeira fase. Destas, 30 avançarão para um bootcamp presencial em agosto, com mentoria especializada, ajustes nos modelos de negócio e conexão com potenciais investidores e parceiros.
O programa conta com apoio de organizações como Porto Sudeste, Cisbra/Caerj, Porto do Açu, GALP, Fundação Grupo Boticário, Águas do Rio, Cedae, OceanPact, Prefeitura de Cabo Frio e Wilson Sons. Um dos diferenciais do BlueRio é o modelo colaborativo: os parceiros participam desde o mapeamento dos desafios até a validação das soluções, promovendo ideias com potencial de escala global e impacto local.
Na primeira edição, realizada entre 2023 e 2024, cerca de 290 startups se inscreveram, sendo 32% brasileiras. A iniciativa demonstrou alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para segurança hídrica, saneamento e educação ambiental.
Além de fortalecer a inovação, o programa deste ano também dará ênfase à formação de novos empreendedores e à capacitação de jovens em temas socioambientais.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…
A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…
A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…
Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…
O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…