Economia

BlueRio 2ª edição impulsiona inovação sustentável

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira (6) a segunda edição do programa BlueRio, iniciativa voltada à promoção da Economia Azul — conceito que prioriza o uso sustentável dos recursos hídricos e marinhos. O evento, realizado no Palácio Guanabara, contou com a presença de autoridades, representantes de empresas, especialistas e instituições ligadas ao meio ambiente.

Idealizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) em parceria com a consultoria Beta-i Brasil, o programa conecta startups nacionais e internacionais a empresas e organizações fluminenses. A proposta é fomentar a inovação e gerar soluções práticas em áreas como saneamento, portos, logística, turismo, bioeconomia, sustentabilidade climática e energia limpa.

“O Rio de Janeiro está na vanguarda das políticas ambientais. Nosso governo nunca diz ‘não’ para o meio ambiente”, afirmou o secretário do Ambiente, Bernardo Rossi. Segundo ele, o objetivo é posicionar o estado como referência global em desenvolvimento sustentável.

Edital para o novo BlueRio ainda será lançado

O edital para a nova edição do BlueRio deve ser lançado até o fim de maio. Ao todo, 60 startups serão selecionadas na primeira fase. Destas, 30 avançarão para um bootcamp presencial em agosto, com mentoria especializada, ajustes nos modelos de negócio e conexão com potenciais investidores e parceiros.

O programa conta com apoio de organizações como Porto Sudeste, Cisbra/Caerj, Porto do Açu, GALP, Fundação Grupo Boticário, Águas do Rio, Cedae, OceanPact, Prefeitura de Cabo Frio e Wilson Sons. Um dos diferenciais do BlueRio é o modelo colaborativo: os parceiros participam desde o mapeamento dos desafios até a validação das soluções, promovendo ideias com potencial de escala global e impacto local.

Na primeira edição, realizada entre 2023 e 2024, cerca de 290 startups se inscreveram, sendo 32% brasileiras. A iniciativa demonstrou alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para segurança hídrica, saneamento e educação ambiental.

Além de fortalecer a inovação, o programa deste ano também dará ênfase à formação de novos empreendedores e à capacitação de jovens em temas socioambientais.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

8 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

9 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

9 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

10 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

10 horas atrás

Cariocão tem Maricá querendo fazer história e Fla de olho no tri

Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…

2 dias atrás