Os Bois Pintadinhos e os blocos são símbolos da tradição do Carnaval de rua de Macaé, no Norte Fluminense. Os desfiles acontecem de sábado (1º de março) a segunda-feira (3), na Rua Doutor Télio Barreto, com os bois do Carnaval da Alegria, credenciados pela Secretaria de Cultura, e do Avante Carnaval Macaé.
A secretária de Cultura, Waleska Freire, destacou a importância da presença dos bois pintadinhos na festa.
“O Boi Pintadinho é um ícone da cultura popular brasileira e desempenha um papel fundamental no carnaval, especialmente em nossa cidade. Sua presença nas festividades não é apenas uma tradição, mas uma celebração da identidade cultural, da música e da dança que envolve todos os participantes. Esse personagem carismático representa a força e a alegria do povo, unindo gerações e promovendo um sentimento de pertencimento. Neste Carnaval, vamos valorizar e celebrar o Boi Pintadinho, reconhecendo sua contribuição inestimável para a cultura e a alegria que ele traz para nossas festividades”, ressaltou.
Só no sábado serão 20 desfiles de bois
No sábado, a partir das 20h, as apresentações dos Bois Pintadinhos do Carnaval da Alegria contarão com a participação de doze grupos: Suave Veneno Júnior; Falcão; Matozão; Ladeira; Lepo Lepo; Arraza Nem; Imperador; Bob Marley; Boladão; Suave Veneno; Salgueiro e Rei da Barra.
Já no domingo e segunda-feira, no mesmo horário, a programação realizada pelo Avante Carnaval Macaé contará com apresentações dos bois pintadinhos adulto e mirim, além de encontro de baterias e desfiles de Escolas de Samba.
Na Praça do Polivalente, na Costa do Sol, o Bloco Alterna, conta com programação no sábado e domingo, sempre a partir das 20h.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.