O ex-presidente Jair Bolsonaro
*Por Paulo Marinho
Resignado e triste, o ex-presidente Jair Bolsonaro, durante almoço comemorativo aos 15 anos de sua filha, na última sexta feira, em sua residência, onde cumpre prisão domiciliar, determinada pelo ministro Alexandre Moraes, pode sentir o quanto sua popularidade vai caindo aos poucos.
Os convidados, já não eram os mesmos de dois anos passados. Velho Aurélio, meu pai dizia: “O caos, não tem nome, mas todo cuidado ele te leva ao fundo do poço sem você perceber “.
Década de 1980, o Rio de Janeiro fervilhava à noite, tudo rolava na cidade. Ricardo Amaral, Mario Priolli, Chico Recarey comandavam os entretenimentos, noves fora de teatros, jornais, revistas e colunistas sociais demarcavam badalações diuturnamente divulgadas e muitas histórias.
Faço este longo, mas saudoso, preâmbulo, para lembrar a ” Rainha do Pagode” Jovelina Pérola Negra, cantora, cuja sinceridade, honestidade, eram marcantes na sua personalidade. Por não ter passagens frequentes em bancos escolares, Jovelina, por vezes, cometia alguns deslizes e confundia alhos com bugalhos. Vamos ao fato:
Ronaldo Boscoli, atribuiu ao saudoso Milton Gonçalves, mas na realidade ele idealizou a história. Jovelina entrou para rol das cantoras que melhor interpretava o segmento musical “Pagode” e com apoio de Chico Recarey, o Asa Branca, na Lapa, passou lotado durante meses, chegando ao ponto de quem quisesse assistir seu show, os ingressos só com cambistas a preço acima do estabelecidos.
Eis que, Jovelina, moradora na Penha, cansada dos pedidos de seu vizinho, Zé Odorico, para ver seu show e ele, inflamado pelas chamadas na televisão para o show, pedia o quase impossível à artista, “quando posso assistir você?”. Foram muitos pedidos até que um dia a Jovelina decidiu: “vou colocar seu nome na lista dos convidados, pode ir lá, você e sua mulher”.
Animado, Zé Odorico partiu – dia e hora marcada – para o Asa Branca, na Lapa, com a mulher. Chegando – pacientemente – entrou na fila dos convidados e para surpresa sua, seu nome não constava na lista. Entre triste e constrangido, ia embora, quando um amigo – também – convidado sabendo da situação pediu para ele esperar enquanto iria falar com Jovelina.
Resposta veio: ela esqueceu de incluir seu nome, mas pediu para falar com o porteiro que ela havia permitido seu ingresso, o porteiro negou alegando que tinha ordem do Chico Recarey para deixar entrar quem estava com nome na porta. Sabedora, Pérola Negra – faltavam 10 minutos para começar o show -, saiu do camarim percorrendo toda Casa – lotada e já na portaria, ignorando o porteiro que barrava seu convidado, gritou, “Zé Odorico, Odorico, entra, entra, entra”.
Odorico entrou, mas o porteiro alertou, “dona Jovelina, vou deixar entrar, mas vou botar no seu borderô”. Enfurecida, Pérola Negra, retrucou, ‘ você é muito abusado, nem meu marido colocou no meu borderô e não é você, seu sem-vergonha, ordinário, que vai fazer isso. Amanhã, o Chico vai saber deste seu desrespeito com uma artista que lota e dá prestígio à Casa. Não entro aqui mais com você na portaria.
Após o desabafo, Jovelina voltou ao camarim, fez o show, pediu desculpas ao público pelo seu atraso e foi aplaudida de pé. Detalhe: o porteiro no dia seguinte não estava ocupando sua função. Tudo porque botou no borderô o nome do convidado da Jovelina Pérola Negra. Parafraseando Galvão Bueno, “Pode isso, Arnaldo!!!!!!!
Esta coluna do Conexão Fluminense conseguiu reunir dois “bambas”, cujas áreas de atuações são distintas: jornalista Gilsse Campos e o colecionador Edson Mardine, com mais de mil quadros expostos.
Nesta quarta-feira (22), o diretor da Luz Publicidade, Marcos Luz, a professora Aspásia Camargo e Hare Cristina, atriz e da UFRJ, estarão conhecendo pela primeira vez a iniciativa do “Rei dos quadros” , “mestre”, Edson Mardine, no Flamengo.
Por hoje é só. ELSO VENÂNCIO, um abraço. ADEMIR do ESPÍRITO SANTO, cautela. Doutor LEONARDO ARAGÃO, cuidado com a gripe.
*Paulo Marinho é jornalista, apresentador do programa 100% Educação que vai ao ar segunda a sexta-feira, das 08 às 12h.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
*Por Guilherme Schleder Fala, galera! Um prazer enorme ocupar esse novo espaço aqui no Conexão…
Já pensou em provar uma múmia de nozes, uma bruxa recheada de Nutella ou um…
Terminou nesta quinta-feira (16) a imersão técnica realizada nas instalações nucleares de Angra dos Reis…
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quarta-feira (15),…
A Prefeitura de Japeri realizou, nesta quarta-feira (15), uma reunião no Vale do Ipê, em…
Por Nelson Lopes O PT do Rio está rachado por algo que parecia consolidado: a…