Opinião
Opinião
Opinião

Bolsonaro “pato novo”

O jornalista Paulo Marinho faz uma análise sobre os últimos passos do ex-presidente da República Jair Bolsonaro.

Compartilhe:
22 de julho de 2025
Bolsonaro “pato novo”
O ex-presidente Jair Bolsonaro.

*Por Paulo Marinho

Existe uma frase, aliás duas, proferida pelo “velho Aurelio” meu pai, nascido em Ubá, em 1912, filho único de escravos, referindo-se as pessoas que extrapolavam em delitos nada republicanos, por mais que fossem advertidos – seguiam em frente com os erros cometidos e ninguém segurava seus desatinos.

Para esses dizia, “Você colhe o que planta” e “Pato novo não mergulha fundo”. E uma forma cirúrgica, que agora cabe para o ex presidente Jair Bolsonaro que na última sexta feira foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica por decisão do Ministro Alexandre Moraes, aquele mesmo que outrora com pastor Silas Malafaia, aplaudindo, na avenida Paulista do alto de um caminhão, bradava: “A partir de agora não vou mais aceitar nenhuma decisão assinada pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Moraes”.

Esquecia que ordem judicial: se cumpre. Nada como um dia atrás do outro e uma noite no meio para dar um equilíbrio. Bolsonaro, deixou rastro e dados suficientes de despreparo que a população lhe outorgou. Hoje, com fisionomia de tristeza e resignação usa tornozeleira eletrônica e sabedoria de eminente prisão. O seu então colaborador Silas Malafaia não se manisfesta. Pobre menino rico. Será que existe alguém que lhe dará apoio colaborando com importância em Pix, para sair da enrascada que se meteu?


Um brinde ao Projeto Aquárius

Não podemos nos abater diante da violência que se instalou na cidade do Rio de Janeiro. Faço este preâmbulo para dar força para a excelente iniciativa que trás de volta alegria cultural deste, meu Rio.

Martinho da Vila, Chico César, Iza, Roberta Miranda e OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira), em plena efervescência, comemorando os 100 anos de O Globo. Tudo aconteceu sábado na Praça Mauá, onde estive presente.

Para aqueles que radicalizam, não lendo jornal, não vendo televisão e nem acompanhando eventos promovidos pela Organizações Globo, sugiro a não radicalidade, pois a qualidade é parafraseando Vinícius de Moraes, ‘ Fundamental “. Tenho minha restrições, mas me rendo, em parte. Vi em loco, uma população, pulsando satisfação da bela iniciativa.


Sem quadro e sem resposta

Foram infrutíferas as inúmeras reclamações feitas – até pela coluna – do meu, do seu, do nosso, Ancelmo Góis, em O Globo, sobre o destino de um quadro enviado por Edson Mardini, cuja coleção é constituída de quase cem trabalhos, não chegou ao destino em Nova York. Nenhuma resposta da empresa de aviação foi respondida.


Ancelotti sob os holofotes

Frase de um amigo italiano e também da correspondente brasileira, Ilze Scamparini, sobre o atual técnico da seleção Brasileira: “Ancelotti é um grande equívoco”. Triste, maior erro da sua vida”


Leiam com atenção

  • Há precisos 232 dias, o general BRAGA NETO segue preso, na Vila Militar, Triste fim de carreira.
  • Não é bom o estado de saúde do radialista HILTON ABI RHIAN, assim com o imortal ZUENIR VENTURA. Vamos rezar.
  • Nesta terça-feira, 18h, LUIZINHO PAREDES e CÉSAR DAFLON apresentam  “Já deu certo”, no Clube Municipal.
  • GUGA, jogador do Fluminense, tem um padrinho forte. GANSO, não. Dito isto ARIAS, foi embora.
  • Professor ROBERTO ELIAS CHAAYA, meu contemporâneo de bancos escolares, completa 45 anos lecionando matemática e física no Santo Agostinho. Taí cabra bom.
  • O jornalista ANTÔNIO GOIS, filho de TINA e ANCELMO GOIS, é o palestrante nesta terça-feira, 16h, convidado pelo ex-ponta esquerda do América, hoje imortal, na Academia Brasileira de Letras, ARNALDO NISKIER.
  • Desembargador SIRO DARLAN voltou de Portugal. Foi no mesmo voo dos convidados da reunião promovida por Gilmar Mendes. Detalhe: viajou pagando sua passagem.
  • MIRIAN LEITÃO fez a curadoria do livro “Um Século de Histórias”, lançado em grande estilo, na Saraiva, no Leblon.
  • Agradeço o pessoal de muito trabalho da NATURGY, na Tijuca.
  • A Casa de show Blues Note continua desagradando os artistas nacionais.
  • GILBERTO GIL, meus pêsames à família enlutada. O sepultamento será quarta-feira, em Salvador.

Por hoje é só. MARCOS LUZ e LEO MACHO, um abraço para ambos. ERALDO LEITE, cautela. PAULO, da LUZ PUBLICIDADE, cuidado.


*Paulo Marinho é jornalista, apresentador do programa 100% Educação que vai ao ar segunda a sexta-feira, das 08 às 12h.

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */