Os fãs de música brasileira e instrumental já tem programação para setembro. O Festival SESC de Chorinho e Sanfona acontecerá no Distrito de Rosal, em Bom Jesus do Itabapoana, no Norte Fluminense, de 9 a 11 de setembro. Os fãs da música instrumental vão poder, pela primeira vez desde 2019, curtir grandes nomes regionais e nacionais, como Hamilton de Holanda e Toninho Ferragutti.
Os shows de um dos maiores eventos de música instrumental do estado têm o apoio da Prefeitura de Bom Jesus e são organizados pelo SESC. Já no primeiro dia, a atração principal é Hamilton de Holanda, considerado um dos maiores bandolinistas do mundo. Ele sobe ao palco à meia noite, mas antes, a partir das seis da tarde tem Academia do Choro, Lira 14 de Julho, João Felippe e Pixinguinha como Nunca, com Henrique Cazes e Grupo.
No sábado, a partir das 14h, os interessados poderão participar de uma oficina com os músicos e compositores Silvério Pontes e Marcelo Caldi. Logo depois vem a tradicional sanfonada pelas ruas de Rosal e a Cia. Chirulico com o Realejo Poético. À noite começam os shows com o mestre Silvério Pontes, Dudu Oliveira, a diva Nilze Carvalho (40 anos de Choro de Menina). Fechando o segundo dia, o gaúcho Bebê Kramer, fera da sanfona (gaita, como chamam o instrumento no Rio Grande do Sul) vai fazer o público dançar com a Gafieira do Bebê.
No terceiro e último dia do Festival SESC tem dose dupla da Cia. Chirulico a partir das 14 horas: Realejo Poético e Cantigas e Cantirolas. Logo depois Adaury Mothé Trio mostra o Choro Jazz e fechando a programação sobe ao palco o paulista Toninho Ferragutti, indicado três vezes ao Grammy Latino.
“Agora que já conhecemos as atrações, quero reforçar o convite para que todos venham a Rosal, pois estes dias do festival (9, 10 e 11) serão inesquecíveis. Será um prazer receber bom-jesuenses e visitantes”, convoca o prefeito Paulo Sergio Cyrillo.