O primeiro trecho das obras de revitalização do bonde de Santa Teresa, no Centro da capital fluminense, foi inaugurado nesta terça-feira (27) pelo governador Cláudio Castro. O investimento de cerca de R$ 70 milhões aconteceu no ramal Paula Mattos.
A partir da inauguração, o trajeto entre o Largo dos Guimarães e o Posto de Saúde Ernani Agrícola começou nesta quarta-feira (28) de forma experimental. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h, apenas para moradores, que têm gratuidade no embarque.
As obras iniciadas em janeiro têm o objetivo de modernizar a operação e proporcionar mais segurança e comodidade aos passageiros. As intervenções atendem a uma reivindicação antiga da população. Os moradores aguardam a retomada dos ramais Paula Mattos e Silvestre há mais de dez anos.
“Eu não tenho dúvida que o povo de Santa Teresa ganha demais, assim como o turismo. Optamos, com a inauguração deste ramal, atender quem mora aqui, que precisa sair daqui para trabalhar, quem depende do bonde para voltar para casa e ir ao médico”, ressaltou o governador.
Cerca de 40 mil pessoas que moram em Santa Teresa serão beneficiadas com a revitalização do trajeto. Em julho, foram registrados cerca de 67 mil embarques no bonde. Atualmente, as obras ocorrem em dois ramais e o próximo a ser inaugurado é o Silvestre. Este trecho faz a ligação entre o Bondinho do Cristo e Santa Teresa.
A entrega acontece às vésperas do aniversário deste transporte. O sistema de bones completará 128 anos no domingo (01).
A inauguração do primeiro trecho do bonde de Santa Teresa ganhou a aprovação de moradores e comerciantes da região. A estudante Beatriz Guimarães, de 28 anos, afirmou que a partir de agora poderá descer do transporte mais próximo da sua casa.
“Estou muito feliz. Moro em Santa Teresa desde 2019 e sempre escolho os bondes para o meu transporte. É gratificante passar pela cidade no bonde. A paisagem é linda, um refresco no fim do dia depois de sair do trabalho. Agora, vai ser melhor ainda porque vou descer do bonde mais perto de casa”, disse.
Gerente de um bar na Rua Paschoal Carlos Magno, Alexandre Túlio Paixão, de 47 anos, considera que “será bom para o morador, para o turista e para o comércio”.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…