Esportes

Brasil bate Colômbia nos pênaltis e é eneacampeão da Copa América Feminina

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e… ufa, nove vezes. O Brasil tornou-se eneacampeão da Copa América Feminina 2025, após vencer nos pênaltis por 5 a 4 a forte seleção da Colômbia. No tempo normal e na prorrogação, a partida terminou empatada em 4 a 4, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador. Os gols brasileiros foram de Angelina, Amanda e Marta (duas vezes). Pelo lado colombiano marcaram Linda Caicedo, Tarciane (contra), Mayra Ramírez e Leicy Santos.

Os 45 minutos iniciais foram de amplo domínio da Colômbia, que chegou a pressionar e apareceu bem com sua principal jogadora: Linda Caicedo. E foi ela a responsável por abrir o placar aos 24 minutos. O gol saiu após tabela dentro da área, Mayra Ramírez rolou para a camisa 18 que só tirou da goleira adversária. Mayra Ramírez ainda quase ampliou aos 29′.

O Brasil encontrou muita dificuldade na criação e caiu nas provocações das colombianas. Em meio às brigas, a seleção brasileira encontrou seu gol. Depois de ser chamada ao VAR, a árbitra marcou pênalti para o Brasil por uma cabeçada de Carabalí em Gio Garbelini. Na cobrança, Angelina mandou no ângulo direito de Tapia, sem chances, e deixou tudo igual.

Já nos 45 minutos finais, a seleção brasileira retornou ao gramado com postura diferente. Muito agressiva, logo mostrou sua intenção de buscar o resultado. Gio Garbelini acertou a trave na primeira grande chance da etapa final, e, na sequência, Yasmim quase surpreendeu a goleira Tapia com um cruzamento fechado, que acabou desviado para escanteio.

Apesar do domínio brasileiro, um erro custou caro: aos 23 minutos, Tarciane, numa bobeira, se atrapalhou na comunicação com a goleira Lorena e, ao tentar o recuo, acabou marcando contra. A Colômbia aproveitou a falha e passou a frente do placar.

A resposta do Brasil veio com insistência. Aos 34 minutos, Gio Garbelini cruzou com precisão e encontrou Amanda Gutierres, que dominou com categoria e finalizou no canto esquerdo de Tapia para empatar o confronto em 2 a 2.

A Colômbia, por sua vez, voltou a surpreender. Em contra-ataque rápido aos 42 minutos, Linda Caicedo fez bela jogada individual e rolou para Mayra Ramírez, que bateu com tranquilidade na saída de Lorena, recolocando as colombianas em vantagem.

Quando tudo parecia decidido, brilhou a estrela de Marta. No último lance do tempo regulamentar, a camisa 10 brasileira aproveitou sobra na entrada da área e soltou uma bomba indefensável, empatando o duelo em 3 a 3 com um golaço, digno de ser coroada a rainha do futebol feminino.

Nos pênaltis, Angelina e Marta tiveram as cobranças defendidas por Kate Tapia. Já Pavi isolou e Leicy Santos parou em Lorena. Nas cobranças alternadas, Carabali bateu mal, e viu Lorena defender: 5 a 4. O Brasil sagrou-se campeão!

De dez torneios, a seleção brasileira só não foi campeã em 2006, quando perdeu para a Argentina e teve a hegemonia interrompida.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Locação Summit by Secovi Rio reúne mais de 500 participantes no Museu do Amanhã

No dia 1º de setembro, a edição de 2025 do Locação Summit by Secovi Rio…

13 horas atrás

Social + Perto comemora 3 anos com edição especial em Campos

A Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, promove…

14 horas atrás

Fórum em Teresópolis marca 35 anos do Código de Defesa do Consumidor

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana, recebe, no dia 26 de setembro, o Fórum…

15 horas atrás

Leblon terá ação no Dia Mundial da Limpeza

A Praia do Leblon, na Zona Sul da capital, será palco de uma ação de…

15 horas atrás

Caminhão da Saúde de Maricá atende em Bambuí neste sábado

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (20/09), das…

1 dia atrás

Seminário Internacional Gráfico debate futuro do livro no Rio

Como parte da programação oficial do "Rio – Capital Mundial do Livro", a Firjan realiza,…

1 dia atrás