Capital

Brasil e Angola reforçam laços econômicos em evento no Rio

O Fórum Internacional de Negócios Brasil-Angola, promovido nesta terça-feira (10) pela Câmara de Comércio, Indústria, Turismo, Ciência, Tecnologia & Cultura Brasil-Angola (CCIBA), reuniu mais de 50 empresários no Espaço Cultural Angola, no Centro do Rio de Janeiro. O evento teve apoio da Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (ABEAMA) e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Rio de Janeiro (CEM-Rio), e teve como foco principal a 40ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), que acontecerá ainda este ano na capital angolana.

Durante o encontro, o presidente da ABEAMA, Ruberval Baldini, destacou a importância da feira como vitrine para empresas brasileiras que desejam expandir suas atividades internacionalmente. “A FILDA tem um peso estratégico. O Brasil contará com um espaço especial, e essa é uma chance de levarmos nossa experiência, como fazem empresas associadas à ABEAMA, como Doppler Energia, BR Solar e ISCTec”, afirmou. Ele adiantou que a ABEAMA realizará uma apresentação com empresas angolanas antes da feira.

Brasil e Angola como irmãos

O presidente da ABEAMA, Ruberval Baldini, com o cônsul de Angola, Mateus de Sá Miranda.

O cônsul de Angola no Brasil, Mateus de Sá Miranda, também reforçou a relevância do evento, destacando as relações históricas e culturais entre os dois países. “Brasil e Angola são praticamente irmãos. Falamos a mesma língua, temos relações políticas estreitas e há total abertura para que empresários brasileiros se instalem em Angola. A FILDA é uma excelente oportunidade para identificar áreas de atuação e estabelecer parcerias”, afirmou.

Nayt Júnior, presidente da CCIBA, ressaltou o papel da câmara em promover conexões diretas entre empresários dos dois países. “Tivemos aqui empresários de diversas áreas. Nosso trabalho é esse: criar pontes, orientar sobre a documentação necessária, identificar oportunidades e facilitar esse intercâmbio comercial. Algumas empresas brasileiras já estão em Angola, mas ainda há espaço para crescer e resolver entraves burocráticos”, explicou.

A programação contou com apresentações institucionais, exibição de vídeos alusivos aos 50 anos de independência de Angola e à FILDA 2025, além de depoimentos de empresas que já atuam no mercado angolano. Também foram abordados temas como incentivos para exportações, linhas de crédito, parcerias público-privadas e processos licitatórios.

A expectativa da organização é que a presença brasileira na FILDA 2025 fortaleça a cooperação econômica entre Brasil e Angola e gere negócios sustentáveis, com benefícios mútuos para ambos os países.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Locação Summit by Secovi Rio reúne mais de 500 participantes no Museu do Amanhã

No dia 1º de setembro, a edição de 2025 do Locação Summit by Secovi Rio…

4 horas atrás

Social + Perto comemora 3 anos com edição especial em Campos

A Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, promove…

6 horas atrás

Fórum em Teresópolis marca 35 anos do Código de Defesa do Consumidor

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana, recebe, no dia 26 de setembro, o Fórum…

6 horas atrás

Leblon terá ação no Dia Mundial da Limpeza

A Praia do Leblon, na Zona Sul da capital, será palco de uma ação de…

6 horas atrás

Caminhão da Saúde de Maricá atende em Bambuí neste sábado

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (20/09), das…

1 dia atrás

Seminário Internacional Gráfico debate futuro do livro no Rio

Como parte da programação oficial do "Rio – Capital Mundial do Livro", a Firjan realiza,…

1 dia atrás