O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio Caetano, participou na manhã da última segunda-feira (7) da cerimônia de abertura do Fórum Econômico Brasil-Índia. O evento, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, integra as atividades paralelas da Cúpula do BRICS e reuniu autoridades públicas e empresários dos dois países para debater oportunidades de cooperação em áreas estratégicas.
Com uma programação voltada ao fortalecimento da relação bilateral, o fórum promoveu painéis sobre temas como transição energética, indústria farmacêutica e ciências da vida, segurança alimentar, nova indústria, tecnologia e inovação, além do engajamento do setor privado rumo à COP-30.
Aproximação entre Brasil e Índia gera oportunidades
Para Luiz Césio Caetano, a aproximação entre Brasil e Índia pode gerar oportunidades significativas. “É de maior relevância essa proximidade entre o Brasil e a Índia, abrindo a possibilidade de novos negócios em economia verde, inteligência artificial, transição energética, entre outros temas que podemos melhorar a corrente de comércio. Hoje, o Rio de Janeiro e a Índia têm uma balança de comércio em torno de US$ 1,2 bilhão, mas sempre há pontos de convergência para explorar”, afirmou.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, também destacou o potencial de complementariedade entre as economias dos dois países. Segundo ele, setores como biocombustíveis e tecnologia sustentável oferecem caminhos para uma cooperação de “ganha-ganha”, com a indústria assumindo papel central no avanço da agenda econômica e ambiental. “Com a cana de açúcar, o etanol, podemos ser protagonistas na produção de SAF (combustível sustentável de aviação). Vamos buscar a complementariedade, o ganha ganha, agregar valores aqui e acolá”, pontuou.
A cerimônia contou ainda com a presença de representantes do governo federal, como Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil; o embaixador Laudemar Aguiar, do Ministério de Relações Exteriores; e Márcio Elias Rosa, secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC).
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.