Capital
Mobilidade

BRT Transbrasil inicia operação gradual no sábado

O BRT Transbrasil inicia no próximo sábado (24) sua operação gradual. Corredo terá total de 26 quilômetros de extensão, 18 estações e dois terminais

Compartilhe:
21 de fevereiro de 2024
Matheus Gagliano
BRT Transbrasil inicia operação gradual no sábado
Prefeitura apresenta a logística do início das operações do TIG e do BRT Transbrasil. Foto: Marcelo Alvarenga / Prefeitura do Rio

O BRT Transbrasil inicia no próximo sábado (24) sua operação gradual. Com total de 26 quilômetros de extensão, 18 estações e dois terminais, o corredor expresso conectará Deodoro, na Zona Oeste, ao Centro da capital fluminense, passando por 18 bairros e com previsão para transportar 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT a ser inaugurado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.

De acordo com a prefeitura, a abertura em etapas da Transbrasil acontecerá um dia após a cerimônia de inauguração do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), marcada para esta sexta-feira (23) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Erguido nas imediações da Rodoviária Novo Rio, na Zona Portuária, o TIG será o maior terminal integrador de transporte público do Rio, e conectará o BRT ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e às linhas de ônibus municipais.

Quando estiver em plena operação, o TIG permitirá que os passageiros cariocas possam acessar, dentro do terminal, o novo BRT Transbrasil, duas linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligarão o terminal ao Aeroporto Santos Dumont e às Barcas, e 14 linhas de ônibus municipais regulares para diversos bairros da cidade. A estimativa é que mais de 150 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (20), a Prefeitura do Rio apresentou a logística do início das operações do Terminal Intermodal Gentileza e do Corredor BRT Transbrasil. A secretária de Transportes, Maína Celidonio, disse que o BRT tem sido esperado por muitos anos e começará sua operação junto com o Terminal Intermodal que integrará o BRT, o VLT e as linhas de ônibus municipais.

“É um ganho de mobilidade para o Rio ter este grande terminal de integração para a cidade. A gente começa essa operação que vai ocorrer em várias fases, a ideia é justamente essa, até para os próprios usuários se acostumarem aos poucos com a grande mudança na cidade”, disse ela

Fase 1 do BRT Transbrasil

A fase inicial da operação da Transbrasil, que começa neste sábado (24) e se estende até 30 de março, terá os ônibus articulados circulando no trecho entre o bairro da Penha e o Terminal Gentileza no horário das 12h às 14h, com intervalos de 10 minutos entre as viagens e tempo de percurso de 20 minutos. O preço da passagem (R$ 4,30) será o mesmo cobrado em todos os modais municipais.

Os ônibus saem da Penha, fazem paradas nas estações Ibiapina, Olaria, C. de Moraes e Santa Luzia, antes de entrarem na Transbrasil e seguirem direto, sem paradas, até o Terminal Gentileza

Para atender à demanda dos passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), uma linha expressa de ônibus executivos TIG x GIG, sem paradas nas estações, entrará em operação todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos. O tempo de viagem é estimado em 16 minutos. Os ônibus terão bagageiros e uma sala de espera à disposição dos passageiros no Terminal Gentileza. O valor da tarifa será de R$ 15, e a passagem poderá ser paga com Jaé – do sistema VLT – ou Riocard.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.