A Prefeitura de Búzios investe cada vez mais na manutenção e ampliação em visitas domiciliares para garantir a saúde preventiva e evitar sobrecarga do hospital e policlínicas. No primeiro trimestre do ano, foram realizadas mais de 22.358 visitas domiciliares, reforçando a importância da medicina preventiva para garantir a saúde da população.
Com 100% de cobertura na atenção primária, as visitas domiciliares são realizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACS), e, quando necessário, há os atendimentos de médicos e enfermeiros em casa.
Em dezembro do ano passado, os Agentes Comunitários de Saúde receberam da Prefeitura de Búzios tablets para automação do trabalho. O prefeito Alexandre Martins, na ocasião, disse: “Búzios está em primeiro lugar na atenção primária à saúde e o trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários é primordial. O que estamos fazendo aqui é investindo ainda mais na saúde preventiva”.
Além disso, o sistema de atenção primária à saúde do município da Região dos Lagos realizou mais de 13 mil atendimentos individuais e 3.800 atendimentos odontológicos, mostrando sua qualidade e eficiência. Com 11º lugar no ranking estadual, a cidade conta com duas policlínicas e uma clínica da família para oferecer diversos programas e especialidades médicas.
“Nosso compromisso é garantir o acesso da população à saúde de qualidade, com atendimento humanizado e eficiente. As visitas domiciliares são fundamentais para identificar possíveis problemas de saúde e evitar que se tornem graves, além de evitar sobrecarga nas unidades de saúde”, destaca o secretário municipal de saúde, Leônidas Heringer.
A reestruturação de prédio para nova sede da policlínica Almerinda da Conceição, na Rasa, é mais um passo importante para garantir o acesso da população à saúde de qualidade. Em processo acelerado de estruturação, o novo espaço será inaugurado em maio em local mais estratégico ao atendimento dos moradores, oferecendo todos os programas, atendimentos ambulatoriais e mais especialidades médicas.
A gestão séria e comprometida da Prefeitura de Búzios é a chave para o sucesso do sistema de saúde. Investimentos corretos e valorização da saúde como prioridade garantem ainda mais recursos para a cidade. Com a atenção básica e as visitas domiciliares como prioridade, Búzios mostra que é possível garantir a saúde preventiva e melhorar a qualidade de vida da população.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…